- Publicidade -

More

    Aprovada lei da amnistia que poderá beneficiar 8.000 cidadãos que cometeram crimes comuns

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Serão beneficiados mais de 8 mil cidadãos com penas não superiores a 12 anos. incluindo os casos mediaticos de Riquinho e os 15+2.   A Lei da Amnistia aprovada pelo Parlamento angolano nesta quarta-feira, 20, vai colocar em liberdade mais de 8 mil cidadãos entre detidos e condenados por crimes comuns com penas não superiores a 12 anos.

    O diploma foi aprovado com 33 abstenções, todas da oposição que questiona a abrangência da amnistia. O chefe da bancada parlamentar da CASA-CE, André Mendes de Carvalho, considera que a lei visa ilibar cidadãos que delapidaram o erário público e exigiu que os mesmos devolvam ao Estado todo o património subtraído ilegalmente.“Os mesmos que transformaram Angola num dos países mais corruptos do mundo”, apontou Carvalho.

    Em resposta, o líder da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira,acusou a oposição de tentativa de descredibilização da lei.  “A concessão da amnistia a todos os crimes comuns punidos com penas de até 12 anos representa um acto de magnanimidade do Presidente da República”, defendeu.

    A lei contempla também o perdão à chamada pequena e média criminalidade e os crimes militares, à excepção dos violentos que tenham resultado em morte, bem como os crimes patrimoniais .

    O perdão é apenas concedido na condição de o cidadão não ser reincidente e exige a reparação dos danos causados à vítim ano prazo de um ano. Entre outros crimes, o novo diploma não contempla o tráfico de seres humanos e a promoção da imigração ilegal.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    Florêncio Handanga homenageia legado musical do pai com lançamento de “Ya papa”

    Florêncio Handanga, filho do saudoso músico Justino Handanga, irá lançar uma nova música intitulada “Ya papa” no próximo dia 18 de Maio, como uma...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto