O BAI – Banco Angolano de Investimentos S.A. (Sociedade Aberta) informa a celebração de um protocolo de cooperação com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) que visa garantir o empoderamento dos jovens através do empreendedorismo baseado na produção nacional, em sectores como a agricultura, pescas, aquicultura, apicultura e pecuária.
Assim, o BAI disponibiliza uma linha de financiamento no valor de 10 mil milhões de kwanzas, que será operacionalizada através do produto de crédito PAC Express, sem cobranças de quaisquer comissões e maturidade de até 144 meses, que permitirá o financiamento para a aquisição de equipamentos e/ou outras componentes de investimento, necessários ao lançamento ou desenvolvimento de negócios.
O protocolo prevê igualmente um programa de bolsas de estudo internas para jovens de alto potencial, bem como cria condições mais vantajosas para adesão ao serviço Agente Bancário BAI, permitindo aos jovens, que preencham os requisitos, a comercialização de produtos e serviços do Banco nos seus estabelecimentos comerciais.
O Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Calunga, referiu que “este contributo do BAI permitirá ao CNJ a execução do Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional PROJAPRON e do Programa Integrado de Desenvolvimento de Cooperativas de Transporte PIDECOOP, auxiliando na criação de mais postos de trabalho para jovens, sem burocracia e em condições mais vantajosas”.
Já o Presidente da Comissão Executiva do BAI, Luís Lélis, referiu que “o Banco tem um sério compromisso com o apoio à diversificação da economia nacional, bem como com a criação de emprego sustentável para os jovens, e que é este o grande objectivo do protocolo, criar oportunidades para os jovens, e contribuir para que a economia angolana continue a crescer e ser cada vez mais competitiva e sustentável”.