- Publicidade -

More

    Novo Albúm de BANGÃO Chega as Lojas em Julho

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O músico angolano Bernardo Jorge “Bangão” inicia oficialmente, a 13 de Julho próximo, na Praça da Independência, em Luanda, a venda pública do seu novo CD, intitulado “Estou de Volta”.

    O artista adiantou que as músicas do disco têm uma mensagem social que vai de encontro com a harmonização familiar, em questões como o respeito ao próximo.

    Esta mensagem de harmonia é, segundo o artista, a mais credível neste momento de paz em Angola, ou seja, “uma concórdia que deve partir dos lares”.

    “A criminalidade, por exemplo, é algo nocivo e nós, músicos, poetas e artistas no geral temos estado a trabalhar no sentido de levar mensagens que desencorajem as pessoas que têm este pensamento”, asseverou.

    Kimbundo e português são as línguas escolhidas pelo artista para os 26 temas que compõe o disco, sendo 14 inéditos.

    Dos temas inéditos do CD (que tem uma tiragem de 30 mil cópias) constam “Hanami dilanguenu”, “Ingú”, “Wendengue Wami”, “Garina do Suegue”, “Mini saia” e “Fonseca”.

    Bangão fez saber que das faixas não inéditas do CD integram músicas de sucesso que saíram em discos de outros músicos angolanos, como “O Bonzo”, “Baliza”, “Kuditata kuami” e “Mamã Kudile”, compiladas no novo disco para o deleite dos fãs.

    Com 34 anos de carreira, Bangão elege como ritmos do seu terceiro disco, produzido pela Marimba e Estúdio Regi, o semba, kilapanga, bolero e rumba.

    O músico aproveitou a ocasião para pedir aos seus colegas que trabalhem mais o ritmo bolero, que é de Angola e está a desaparecer.

    Trajectória:

    Bangão como é conhecido no mundo artístico é um dos músicos mais referenciados do mercado nacional, fruto dos seus dois últimos discos “Sembele” e “Cuidado”.

    Exímio executante do estilo semba, que no suporte textual das suas canções apresenta narrativas autênticas de ocorrências do quotidiano angolano, Bangão pisou pela primeira vez um palco a 18 de Outubro de 1978, como elemento do grupo os Gingas Kakulo Kalunga.

    Na sua carreira artística, passou pelo agrupamento “Tradição”, em 1974, que integrava, entre outros, Alaito (tumbas) e André Lua (voz).

    De 1976 a 1977 integrou, como vocalista, o grupo Processo de África, com Guncha (tumbas), Artur Décimo (viola baixo), Alaito (bateria) e Abílio (viola ritmo). No entanto a sua primeira grande aparição pública ocorre a 18 de Outubro de 1978, como integrante do grupo Os Gingas Kakulo Kalunga.

    Em 1996, venceu o prémio Liceu Vieira Dias, com o tema “Kibuikila” (Peste), acompanhado pela Banda Movimento. Em plena ascensão da carreira Bangão é convidado, em 1999, a fazer parte da Banda Movimento, sempre como vocalista.

    No mesmo ano, ganhou a primeira edição do concurso Semba de Ouro, com a canção “Kangila” (pássaro agoirento) e afirmou-se como cantor e compositor de inequívocos créditos firmados. O ano 2003 consagrou Bangão como um dos maiores intérpretes da música popular angolana. Neste ano, no Top Rádio Luanda, ganha os prémios da música do ano, com o tema “Fofucho”, voz masculina do ano e é reconhecido com o prémio preservação pela sua incessante defesa da música popular angolana.

    Em 2005 venceu o Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola (RNA). Nascido a 27 de Setembro de 1962, no bairro Brás, no actual distrito urbano do Sambizanga, em Luanda, onde inicia a carreira musical, Bangão já participou em espectáculos realizados em Portugal, Argentina, Namíbia e Brasil, onde dividiu o palco com o cantor brasileiro Gilberto Gil.

     

    Captura_de_ecra_2013-06-3_as_23.40.38

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Angola Chora a Perda do Ícone do Basquetebol, Ângelo Victoriano

    Hoje, sábado, Luanda acorda envolta em tristeza pela partida do antigo capitão da Selecção Nacional de Basquetebol, Ângelo Victoriano, aos 55 anos, vítima de...

    Kwenda Magic estreia talent show nacional “O Caça-Talentos”

    O canal de televisão da DStv Kwenda Magic estreia no próximo dia 14 de abril, um novo programa na sua grelha, um talent show...

    Unitel junta-se ao Programa de Estágio Profissional do INEFOP

    INEFOP e a UNITEL oficializaram a parceria estratégica por via da assinatura do Memorando de Entendimento para a promoção do desenvolvimento profissional dos jovens...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto