epa08962853 James Milner (R) of Liverpool in action against Paul Pogba (L) of Manchester United during the English FA Cup fourth round soccer match between Manchester United and Liverpool in Manchester, Britain, 24 January 2021. EPA/Laurence Griffiths / POOL EDITORIAL USE ONLY. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or 'live' services. Online in-match use limited to 120 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player publications.

Manchester United e Liverpool em duelo épico

Manchester United e Liverpool são as duas maiores equipas da Inglaterra, juntas somam 39 títulos da Premier League (somando os títulos da antiga Primeira Divisão) e constituem a maior rivalidade desportiva em terras de sua majestade.

Alias, a rivalidade ultrapassa o campo desportivo, vem de longe, do tempo em que as cidades e os seus históricos e emblemáticos portos disputavam o orgulho e a primazia. À rivalidade económica, adicionamos o facto de os cidadãos de cada uma das cidades terem nutrido, ao longo dos tempos, um sentimento de “amor e ódio” uns pelos outros, e que em tempos modernos, a expressão máxima desse sentimento é exercida dentro de um rectângulo desportivo.

Trata-se de um jogo de honra, uma luta por prestígio, orgulho e respeito. O United v Liverpool é o jogo que domina o fim-de-semana desportivo na Inglaterra. 

As equipas têm ambições muito diferentes à medida que o confronto se aproxima, mas isso não fará nada para conter o fogo que alimenta a inimizade mútua entre esses representantes de Manchester e Merseyside.

Enquanto o United parece destinado a terminar confortavelmente entre os quatro primeiros – provavelmente em segundo atrás do líder Manchester City – o Liverpool, vencedor do título da última temporada, continua a lutar por uma vaga na Champions League da próxima temporada, e estará desesperado por todos os três pontos na sua viagem até ao “O Teatro dos Sonhos”.

Só saberemos no final quantos pontos precisaremos para que isso aconteça [terminar entre os quatro primeiros], mas como eu disse antes, não devemos perder tempo ou pontos e realmente ir atrás disso. Essa é a situação em que nos encontramos”, disse o técnico dos Reds, Jurgen Klopp.

Claro, terceiro no ano passado, segundo neste ano se for isso que conseguimos e perto de um troféu, é um progresso”, disse o técnico do United, Ole Gunnar Solskjaer, sobre o trabalho desta temporada. “Esse não é o fim do jogo. O jogo final é, obviamente, vencer o campeonato. Mas não estamos na era de Sir Alex agora.“, concluiu.

Jogadores-chave

Mason Greenwood – O jovem atacante promissor do United recuperou a forma nas últimas semanas e adoraria consolidar o seu lugar como um herói de culto entre os fãs do Red Devils ao marcar contra o Liverpool em Old Trafford.

Mohamed Salah – O egípcio continua a ser um marcador regular, apesar dos problemas do Liverpool nesta temporada. Se Salah conseguir desviar a atenção de Luke Shaw, é provável que seja uma ameaça clara e presente aos postes do United.

Estatísticas de confronto directo

No confronto directo, Man United e Liverpool já se enfrentaram em 234 partidas, em todas as competições, desde o seu primeiro confronto em 1894. Os Red Devils conquistaram 89 vitórias em comparação com 77 para os Merseysiders, enquanto 68 jogos foram empatados.

Quando as equipas se encontraram no início desta temporada, em Anfield, em janeiro de 2021, o resultado foi um empate sem golos. Isso, seguido por um confronto da FA Cup, uma semana depois, com o United a vencer por 3-2 em Old Trafford.

Batalhas para assistir

Bruno Fernandes v Fabinho – O meio-campista do Manchester United continua a ter um desempenho estelar, mas vai enfrentar uma dura luta contra Fabinho do Liverpool, com o brasileiro restaurado ao seu papel no meio-campo defensivo, depois de actuar como defesa em várias ocasiões.

Harry Maguire v Diogo Jota – O defesa-central e capitão dos Red Devils tem sido uma fonte de consistência e solidez defensiva ao longo da temporada, mas vai enfrentar um duro teste para amarrar o atacante português, inteligente e versátil, que se tornou uma figura importante para Liverpool.

O encontro entre o United e Liverpool está marcado para a tarde de domingo, no seu SuperSport, um exclusivo da DStv.

Detalhes da transmissão da partida

Domingo, 2 de Maio

16:30: Manchester United v Leeds United – SuperSport Maximo 1