- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Bonga Kwenda recebe homenagem do Sport Lisboa e Benfica de Portugal

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Leonardo Bernardo

    Em homenagem aos 6 anos de trabalho enquanto representante na modalidade de atletismo do clube Benfica, nos anos 90, Bonga Kwenda recebeu o troféu de honra das mãos do Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa.

    Foi nos ”Musseques”, bairros típicos de Angola, que José Adelino Barceló de Carvalho (Bonga) viveu e cresceu, até que deu conta de que as suas ”quinamas”, ou seja, suas pernas desenvolviam uma velocidade incrível tanto nos 100 como nos 200, e mais tarde nos 400 metros. Rapidamente deu nas vistas em Luanda e um convite do Sport Lisboa e Benfica não tardou. Foi atleta do Benfica e da selecção nacional de Portugal, bateu o recorde nacional dos 400 metros com 47.20 segundos, em Atenas, no ano de 1969.

    A actividade de desportista de Barceló de Carvalho durou cerca de 6 anos. O nome Barceló de Carvalho era conhecido e procurado, na altura, porque tinha fugido, porém, todas as semanas as televisões davam os tempos que o mesmo tinha feito no atletismo. Teve de deixar de ser o Barceló de Carvalho, passou a ser Bonga Kwenda, que tem a ver com a música, com rítmica, com o semba e a vivência clandestina.

    Bonga foi também homenageado pelo actual Presidente da República, João Lourenço, e tem recebido inúmeros prémios internacionais. Actuou em palcos importantes, o De Doelen de Roterdão; o Olympia de Paris; o SOB de Nova Iorque ou o Apollo em Harlem. A estrutura foi-se consolidando. Bonga tornou-se um artista profissional completo, servindo-se do desporto, da ”pulungunza”, e a força da angolanidade para continuar.

    Vale recordar que o primeiro disco de Bonga Kwenda, o “Angola 72”, foi de facto o começo de uma carreira artística que nunca mais parou, seguiram-se outros discos, sempre com a conivência dos amigos Cabo-verdianos, como: Djunga di Biluca, da Morabeza Records, Mário Rui Silva, de Angola, e Humberto Bettencourt, de Cabo Verde.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Primeira loja da marca oficial Cavalinho inaugurada em Luanda

    A marca “Cavalinho” inaugurou, nesta Quinta-feira (11), em Luanda, no Distrito Urbano do Benfica, a sua primeira loja de acessórios de moda e artigos...

    Presidente João Lourenço e Ana Dias irradiam simpatia na 10ª edição dos Prémios SIRIUS

    O Presidente João Lourenço e a Primeira Dama, Ana Dias, foram os destaques da noite durante a gala da 10ª edição dos Prémios SIRIUS....

    Reverendo angolano Paulo de Carvalho recebe certificado de Mérito pela Universidade de Oxford

    Por: Sara Rodrigues Mais um angolano a elevar o nome de Angola e a ganhar destaque lá fora. Trata-se de Paulo de Carvalho da Conceição,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto