- Publicidade -

More

    Bonga: “Tenho saudades de ir ‘aos copos’ com a Cesária”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Em entrevista ao jornal A Semana de cabo Verde, o cantor Angolano Bonga revelou sentir imensas saudades da diva dos pés descalços.

    Da Diva cabo-verdiana Bonga guarda inúmeras lembranças. “Uma mulher muito simples mas, com uma personalidade bem vincada. Ela só fazia o que queria mas a maior saudade que tenho é de ir com ela para os copos”, revela o músico sem pudor, mas apressa-se a dizer que essa não é uma afirmação pejorativa.

    “A Cesária era uma pessoa emancipada. Ir par a os copos não é pejorativo. Ela era um exemplo muito grande para todas as outras crioulas que às vezes fazem as coisas às escondidas. A Cesária fazia tudo abertamente e diante de todo o mundo. Era uma pessoa muito evoluída e ai é que está a diferença”, elogia Bonga, que foi um confidente de Cize com quem falava “de tudo e mais alguma coisa”.

    Barceló de Carvalho ou simplesmente Bonga (69 anos) actuou no primeiro e no segundo dias do Festival da Baia das Gatas. Com quarenta anos de carreira, o músico angolano não perde a genica e minutos após a sua actuação de sábado, 18, é uma alegria entrevistá-lo e testemunhar a energia deste grande senhor da música angolana, que assegura estar em casa porque é assim que se sente em Cabo Verde: “como se estivesse em Angola”.

    “Estou a jogar em casa. Esta é também a minha terra e este ’mar de gente’ que aqui está nos dá imensa alegria. Eles acarinham-nos e sentimos necessidade de dar muito mais de nós. E assim, a festa continua”.

    A nostalgia de viver longe da terra não é novidade para o cota Bonga que passou grande parte da sua vida e carreira musical no exílio por questões políticas. Assim, cantar ‘Sodade’ na homenagem a Cesária Évora “foi tarefa fácil”, afirma. “Estive mais tempo fora da minha terra de origem. Só vivi 23 anos em Angola, mas levei quase tudo do artista que eu sou e em que me tornei para fora do meu país”, conta.

    No palco do Baia das Gatas, Bonga misturou com destreza o português com sotaque angolano com o crioulo de Cabo Verde, mostrando que está bem à vontade na nossa língua materna. Há quanto tempo fala bem o crioulo, questionamos, e ele resume a resposta em uma palavra: “Diazán”.

    Platina Line/A Semana 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto