- Publicidade -

More

    Bonga: “Tenho saudades de ir ‘aos copos’ com a Cesária”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Em entrevista ao jornal A Semana de cabo Verde, o cantor Angolano Bonga revelou sentir imensas saudades da diva dos pés descalços.

    Da Diva cabo-verdiana Bonga guarda inúmeras lembranças. “Uma mulher muito simples mas, com uma personalidade bem vincada. Ela só fazia o que queria mas a maior saudade que tenho é de ir com ela para os copos”, revela o músico sem pudor, mas apressa-se a dizer que essa não é uma afirmação pejorativa.

    “A Cesária era uma pessoa emancipada. Ir par a os copos não é pejorativo. Ela era um exemplo muito grande para todas as outras crioulas que às vezes fazem as coisas às escondidas. A Cesária fazia tudo abertamente e diante de todo o mundo. Era uma pessoa muito evoluída e ai é que está a diferença”, elogia Bonga, que foi um confidente de Cize com quem falava “de tudo e mais alguma coisa”.

    Barceló de Carvalho ou simplesmente Bonga (69 anos) actuou no primeiro e no segundo dias do Festival da Baia das Gatas. Com quarenta anos de carreira, o músico angolano não perde a genica e minutos após a sua actuação de sábado, 18, é uma alegria entrevistá-lo e testemunhar a energia deste grande senhor da música angolana, que assegura estar em casa porque é assim que se sente em Cabo Verde: “como se estivesse em Angola”.

    “Estou a jogar em casa. Esta é também a minha terra e este ’mar de gente’ que aqui está nos dá imensa alegria. Eles acarinham-nos e sentimos necessidade de dar muito mais de nós. E assim, a festa continua”.

    A nostalgia de viver longe da terra não é novidade para o cota Bonga que passou grande parte da sua vida e carreira musical no exílio por questões políticas. Assim, cantar ‘Sodade’ na homenagem a Cesária Évora “foi tarefa fácil”, afirma. “Estive mais tempo fora da minha terra de origem. Só vivi 23 anos em Angola, mas levei quase tudo do artista que eu sou e em que me tornei para fora do meu país”, conta.

    No palco do Baia das Gatas, Bonga misturou com destreza o português com sotaque angolano com o crioulo de Cabo Verde, mostrando que está bem à vontade na nossa língua materna. Há quanto tempo fala bem o crioulo, questionamos, e ele resume a resposta em uma palavra: “Diazán”.

    Platina Line/A Semana 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto