CaixaBank pretende desfazer-se de participação no Banco angolano BFA, afirma CEO

em

|

Visualizações

and

comentarios

O CEO Gonzalo Gortazar, do CaixaBank, afirmou que a instituição espanhola não tem interesse em manter sua participação no Banco de Fomento Angola (BFA), conforme reportado pela “Reuters”.

Gortazar destacou que, do ponto de vista estratégico, não há interesse em manter a atual participação no banco angolano. Ele também afirmou que o CaixaBank informará as autoridades locais antes de qualquer decisão de desinvestimento.

Atualmente, o CaixaBank, por meio do Banco BPI, possui uma participação indireta de 48,1% no BFA, enquanto os restantes 51,9% pertencem à Unitel, uma empresa estatal angolana de telecomunicações móveis.

Desde 2017, o Banco BPI tem tentado, sem sucesso, vender sua participação no BFA, seguindo a recomendação do Banco Central Europeu (BCE) para reduzir sua exposição ao risco em Angola.

O CEO reforçou que todas as ações serão realizadas com o conhecimento e acordo do Estado angolano.

Em 2023, o BPI suspendeu a venda de sua participação no BFA devido à forte desvalorização do kwanza em relação ao dólar.

Share this
Tags

A Bombar

Yola Araújo reduz exposição nas redes e justifica partilhas sobre o filho Jason: “É especial e pode inspirar outras mães”

Num tempo em que quase tudo parece ser partilhado nas redes sociais, algumas figuras públicas começam a repensar até que ponto vale a pena...

Novo aeroporto de Luanda vai receber hotel Hilton no quadro da expansão em África

O novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, será um dos pontos estratégicos da expansão do grupo Hilton em África, com a...

Pedro Godinho e Grupo Hilton firmam parceria para construção de hotéis de referência em Luanda e Cabinda

O empresário angolano Pedro Godinho oficializou uma parceria estratégica com o Grupo Hilton, uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo, para a construção de...

- Publicidade -

Artigos Recentes

- Publicidade -

Mais como isto