- Publicidade -

More

    Cimeira Africana do Clima termina mas “cobra” taxas e exige reformas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Vice-Presidente da República, Esperança da Costa entre os signatários da Declaração de Nairóbi sobre o Clima, adoptada por aclamação, na capital queniana.

    Terminou a Cimeira Africana sobre o Clima, esta quarta-feira [06.09.2023]. A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, esteve entre os Chefes de Estado e de Governo africanos que assinaram a declaração de Nairóbi com exigências de taxas mais altas para quem polui e de um compromisso para ajuda e empréstimos acessíveis aos países africanos.

    A declaração de Nairóbi que resulta de exaustivas discussões e guiada pelo lema: “Impulsionar o Crescimento Verde e as Soluções de Financiamento Climático para África e o Mundo”, os líderes africanos exigiram a criação de uma nova taxa de carbono global sobre o comércio de combustíveis fósseis, a aviação e os transportes marítimos.

    Do lado de fora do KICC (Kenyatta International Convencional Center), o Presidente do Quénia, William Ruto, fechou a cimeira na presença dos demais Chefes de Estado e de Governo, tendo dado ênfase à necessidade do continente assumir “uma posição comum, que engloba a ambição para uma transformação socioeconómica e a agenda climática”. 

    Num discurso vincadamente ecológico, o Presidente William Ruto realçou a vontade do continente de descarbonizar a economia global e estabelecer o padrão mundial de uma industrialização verde”. 

    Os líderes africanos exigem reformas às instituições financeiras internacionais, num documento (Declaração de Nairóbi 2023) que servirá como base para a posição conjunta africana de negociação na próxima conferência do clima, a COP28.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto