- Publicidade -

More

    Cineasta Mawete Paciência afirma que não se faz cinema em Angola “O que nós fazemos são filmes”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

     

     

     

    Por: Hélio Cristóvão

     

     

    Bastante rígido quanto a qualquer assunto relacionado à sétima arte, o conhecido cineasta angolano, Mawete Paciência, falou em entrevista ao PLATINALINE a propósito do “mercado” cinematográfico em Angola e afirmou categoricamente que não se faz cinema em Angola, tampouco há mercado cinematográfico.

     

    Em conversa com o repórter Hélio Cristóvão, aquando da conferência de imprensa do festival “Unitel Angola Move”, Mawete sublinhou que o que se faz são produções de filmes e de audiovisuais, entretanto, justificou a sua afirmação. “Cinema tem a ver com as normas, com a linguagem cinematográfica que nós não temos. Não temos política para fazer cinema tampouco mercado cinematográfico. Se não existe políticas de estado favoráveis sobre o cinema nacional, então, não existe cinema em Angola.”

     

    Com opiniões próprias e muitas vezes consideradas polémicas, Mawete arriscou em dizer que muitos conteúdos cinematográficos feitos no país, são trabalhados de forma empírica.

     

    “Em 10 pessoas numa equipa, provavelmente apenas 1 conhece um pouquinho de cinema, os restantes não conhecem, ou são fazedores de televisão ou são curiosos, porque existem normas de linguagem, de captura de áudio e etc, um cameraman de cinema não é de televisão, não cumprimos com as normas, trabalhamos de forma empírica, então, não podemos categorizar o que fazemos de cinema”.

     

    Quanto a solução para colmatar as lacunas apontadas, o cineasta cita efectivamente a formação. “Formação e experiência, deve se formar primeiro e depois produzir”, concluiu.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Angola Chora a Perda do Ícone do Basquetebol, Ângelo Victoriano

    Hoje, sábado, Luanda acorda envolta em tristeza pela partida do antigo capitão da Selecção Nacional de Basquetebol, Ângelo Victoriano, aos 55 anos, vítima de...

    Kwenda Magic estreia talent show nacional “O Caça-Talentos”

    O canal de televisão da DStv Kwenda Magic estreia no próximo dia 14 de abril, um novo programa na sua grelha, um talent show...

    Unitel junta-se ao Programa de Estágio Profissional do INEFOP

    INEFOP e a UNITEL oficializaram a parceria estratégica por via da assinatura do Memorando de Entendimento para a promoção do desenvolvimento profissional dos jovens...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto