A ex-integrante e bailarina do grupo “As Africanas”, Cleide Afonso, diz que já sofreu racismo no Aeroporto Nacional 4 de Fevereiro, tal como a mesma fez saber em um vídeo no seu Instagram.
Durante uma série de perguntas e respostas, a pequena Cleide contou que nunca foi vítima de racismo no Brasil, país em que residiu durante algum tempo. Em contrapartida, Cleide Afonso contou um episódio que passou em Angola e, diferente do que viveu no país do Samba, sentiu que sofreu racismo no seu próprio país.
Questionada se já foi vítima de racismo no Brasil, Cleide contou que nunca passou por esta situação porque sempre foi bem acolhida. Entretanto, revelou que o mesmo não aconteceu em Angola, pois sentiu que um caso do género ocorreu com ela e a sua mãe.
“Nunca sofri racismo no Brasil, graças a Deus. Lá o pessoal sempre nos acolheu e nos tratou muito bem. Sabem onde é que eu sofri racismo? Em Angola, no meu próprio país. É só para vocês verem que racismo não existe só na Europa, América e na Ásia, não. Mas sim na África, em Angola, e em Luanda, no aeroporto”, concluiu.
Por: Sérgio Flávio