A Clínica Girassol realizou, esta quarta-feira, em Luanda, o Workshop sobre hipertensão arterial, em alusão ao dia internacional da referida doença, que se assinala a 17 de Maio de todos os anos, data criada pela Organização Mundial da Saúde, como forma de promover a consciencialização pública sobre os perigos da doença.
A actividade teve como lema:” Estratificar para melhor tratar”, e visou chamar a comunidade médica para uma reflexão sobre a efeméride em questão, tendo como convidados vários médicos cardiologistas angolanos que abordaram sobre os seguintes temas: Avaliação dos riscos cardiovasculares em hipertensos, Pré-Hipertensão e Hipertensão entre adolescentes da cidade do Huambo, entre outras.
Elizabeth Banzanga, médica cardiologista e ecocardiografista da Clínica Girassol, expressou a sua satisfação em fazer parte do evento.
“É uma vantagem para nós uma vez que conseguimos trazer dados reais da hipertensão no país e temos apenas médicos angolanos a palestrar e a moderar e isso nos mostra que realmente a nossa classe está a evoluir e não deixa nada a desejar aos cardiologistas internacionais “, disse.
Para concluir, a médica aconselhou às pessoas a deixarem de se alimentar de forma errada, evitarem o uso de bebidas alcoólicas, o tabagismo e incentivou a prática de exercícios físicos.
Por: Sara Rodrigues