A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, em audiência, na terça-feira [11.04.2023], Isaías Mateus Kalunga, Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), que na ocasião partilhou aspectos relacionados com o Programa Integrado de Desenvolvimento de Cooperativas de Transporte (PIDECOOP), o Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (PROJAPRON) e o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno.
Kalunga falou do PIDECOOP, programa de âmbito nacional, que tem como objectivo estimular a constituição de cooperativas nos ramos da Educação, Habitação, Agropecuária, Serviços, entre outros, de modo a incentivar os jovens a contribuir no aumento da produção nacional, gerando novos postos de trabalho, e contribuindo no processo de diversificação da economia nacional e na redução do desemprego. O Programa prevê a criação de 1500 cooperativas em cada província, e um rácio de empregabilidade de cerca de 1 350 000 postos de trabalho.
Isaías Kalunga debruçou-se, igualmente, sobre o PROJAPRON, projecto que visa apoiar as iniciativas do Executivo no sector produtivo, e promover o emprego para a juventude, através de uma cadeia de serviços a ser criada por jovens nas áreas da agricultura, pescas, aquicultura e serviços. O Presidente do CNJ aproveitou a ocasião para convidar a Vice-Presidente da República a apoiar o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno, destinado a incutir à jovem mulher a importância do aleitamento materno, e da doação de leite para os bancos de leite em todo o país.
A Vice-Presidente da República incentivou o CNJ, que nos últimos anos contribuiu com cerca de cinco mil postos de trabalho para a juventude, a fortalecer, cada vez mais, o cooperativismo, manifestando interesse em fazer um acompanhamento privilegiado aos projectos apresentados pela organização juvenil, actualmente representada, em todo o território nacional, por 51 mil membros efectivos e cerca de 800 associações e organizações juvenis