Por Sara Rodrigues
Fotógrafo: Joaquim Manuel
A Coca-Cola, em parceria com a Química Verde, implementou nesta quarta-feira, 17 de abril, uma iniciativa para proporcionar água potável à comunidade desfavorecida de Lifune Ana Passo, na província do Bengo, através da instalação de Biofiltros.
O objetivo deste projeto é fornecer água potável à população local desfavorecida. A implementação dos Biofiltros representa um marco significativo para a região, que enfrentava desafios no acesso à água limpa.
Com a instalação dos 10 equipamentos de purificação do bem precioso (água), distribuídos em locais estratégicos como centros médicos rurais, escolas comunitárias e residências, a comunidade agora desfruta de água potável de forma mais acessível e segura.
Paula Lima Matoso, Diretora de Marketing da Coca-Cola Angola, enfatizou a importância do projeto ao proferir as seguintes palavras ao microfone do PLATINALINE.
“Investimos em iniciativas hídricas que beneficiam a natureza e as comunidades, apoiando simultaneamente as pessoas – especialmente as mulheres e as raparigas. Nós reforçamos o compromisso com o acesso sustentável à água potável, promovendo a utilização regenerativa dos recursos hídricos”, disse.
O impacto positivo da implementação dos Biofiltros foi evidenciado pela emocionante reação da população local, como expressado por Augusto Firmino, residente da comunidade.
“Ver a sair desse instrumento (Biofiltro) água limpa até dá vontade de chorar. Muito obrigado só Deus sabe as dificuldades que nós passamos aqui é de louvar e agradecer. Obrigado por terem pensado em nós”, desabafou.
Por sua vez, Alexandre Costa, representante da CNU-Angola, destacou o impacto positivo do projeto no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
“Este é um passo fundamental para garantir a disponibilidade de Água Limpa e Saneamento para Todos, melhorando as condições de vida da população rural e aumentando a resiliência do país”, exprimiu.
Além da instalação dos filtros, foram realizadas sessões de formação em higiene básica e saneamento, visando garantir que os Biofiltros sejam utilizados e geridos de forma eficaz pela população local.