- Publicidade -

More

    Começou hoje época de cacimbo e INAMET prevê frio intenso na maioria das províncias

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Começou hoje, 15 de Maio, oficialmente a época de frio, também conhecida como Cacimbo. Com a mudança de clima, os alertas aos cidadãos vão especialmente para a prevenção contra as doenças oportunistas, próprias desta época.

    De acordo com o director do Instituto de Meteorologia e Geofísica (INAMET), que falava neste domingo ao Jornal de Angola, inicialmente a mudança de clima vai ser gradual. Para João Afonso, hoje é apenas um dia de transição. “Nos primeiros dias as mudanças ainda não vão ser sentidas com as características próprias do Cacimbo, em particular nas províncias localizadas no Norte do país”.

    A realidade, acrescentou, vai ser bem diferente na Região Sul, onde as temperaturas já começaram a baixar gradualmente. “Por exemplo, a temperatura da estação meteorológica de Ondjiva registou um mínimo de 13ºC no dia 13 de Maio de 2023, devido à latitude em que se encontra”.

    João Afonso explica que, para os meses de Junho, Julho e Agosto deste ano, prevê-se valores de temperaturas mínimas mais baixos, ou seja, inferiores a 8ºC, ou relativamente mais frio, nas províncias do Bié, Huambo, Moxico, Huíla, Cunene e Cuando Cubango.

    As províncias do Namibe, Benguela, parte Oeste do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Uíge, a zona Norte de Malanje, Lunda-Norte e a Região Leste da Lunda-Sul os valores mais baixos vão estar entre os 10ºC e 15ºC. “As províncias que vão registar, relativamente, menos frio, são as de Luanda, Bengo, Zaire e Cabinda, com valores de temperaturas mais baixas, compreendidas entre 16ºC e 20ºC”, informou.

    O INAMET, sublinhou, tem um centro de vigilância meteorológica operacional com capacidade técnica e computacional onde diariamente é mantida a vigilância do estado da atmosfera, de modos a dar resposta com antecedência e em tempo real aos fenómenos meteorológicos.

    Por: Augusto Hossi

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Edson dos Anjos Lança Obras Musicais com Selo da Golden BET”

    Com uma estratégia de marketing tão sólida e impactante, a Golden Bet está a liderar as tendências de pesquisa na internet angolana. O lançamento...

    DJ Helio Baiano anuncia parceria de Eventos com Golden BET”

    Os eventos do DJ Helio Baiano agora são promovidos pela Golden BET. A Golden BET, determinada a consolidar a sua presença no cenário das...

    DJ Verigal une-se ao movimento com eventos sob o Selo da Golden BET

    A cena dos eventos em Angola acaba de receber uma emocionante novidade com o anúncio de que os eventos do DJ Verigal agora ostentam...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto