- Publicidade -

More

    Conheça o outro lado da apresentadora Dina Simão

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Para além de apresentadora, Dina Simão também é uma grande estilista angolana que começou a sua carreira desde muito cedo, onde já ganhou vários prémios.

    Depois de ter uma carreira de sucessos durante vários anos no mundo da cultura, Dina Simão decide, no final dos anos 90, tirar um curso superior e licenciou-se em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional, pela Universidade Moderna em Portugal.

    Em 2007 esteve no 1º lugar do Festival Moda Lusófona na Aula Mágna-Lisboa-Angola África Fashion. Em 2008 foi premiada como a melhor estilista clássica da diáspora, na Gala Port´s África e em 2010 ganhou o prêmio de “Melhor Criadora do Ano” na 13ª edição do Moda Luanda.

    Em entrevista ao Portal Platina Line a estilista diz que surgiu na moda com vontade de reivindicação social, aos 13 anos inscreveu-se numa escola de manequim, onde fez um curso como modelo de passarelle e foi a melhor classificada, mas, apesar de ter um curso com nota máxima não conseguiu ter sucesso no mundo da moda por ser negra, porque na altura em Lisboa havia muito racismo.
    “Se os estilistas punham-me de parte por eu ser negra. Se todo mundo crítica por causa da minha cor e ninguém contesta o meu profissionalismo e a minha atitude como manequim de passarelle, se eu for estilista eu vou estar no lugar destes senhores e serei eu a decidir isso” disse Dina Simão explicando o motivo que a levou ser estilista.

     

    856581_10152697709163840_173010132_o.jpg

    Foi desde então que Dina decidiu fazer um curso de corte e costura e depois aperfeiçoar fazendo um curso de estilista, para poder valorizar a mulher negra independentemente da sua religião, do seu crédito, da sua cor da pele e tentava por nas passarelles apenas beleza humana. Nos anos 80, o papel de Dina Simão na moda como uma estilista, tornou-á na primeira estilista que punha panos africanos e negras nas passarelles, tudo isso na diáspora.

    Texto: Iraneth Cruz

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Divisão de Luanda dará surgimento a uma região Litoral

    A província de Luanda poderá ser dividida em uma região Litoral, com a excepção de Cacuaco, e uma outra que vai comportar os municípios...

    Angola paga USD 176 milhões da sua dívida com FMI

    Cerca de 176 milhões de dólares norte-americanos é o valor que o Governo angolano já pagou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) desde 2021 até...

    Feira da saúde Pumangol apoia gratuitamente população carenciada

    No distrito urbano do Benfica Luanda, 21 de Junho de 2024 – A Pumangol arrancou hoje com a Feira de Saúde Anual, que decorre de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto