Conheça os Personagens da Novela “O Rio “

0
82

MONIFA TCHIYO

A anti-heroína. Malvada, ela é Nazaré Tedesco com uma dureza de Rainha Jinga. É tão bonita quanto poderosa. Uma verdadeira Rainha africana, o que se reflete no seu guarda-roupa. Ela é nobre e tem uma presença que faz com que todos se sintam pequenos face a ela. Monifa ilumina todos os sítios em que entra. As mulheres gostariam de ser ela; os homens gostariam de estar com ela, mas sentem-se inferiores.

É controladora e manipuladora. Monifa não tem medo de nada. É inteligente e perspicaz, uma mulher de raciocínio rápido perante a adversidade. Tem uma língua afiada que pode cortar um homem num segundo. É decisiva e sabe exatamente o que quer. Ela é uma empreendedora. Monifa é leal àqueles que ama, mas condenaráqualquer um que a trair, a si e àqueles que lhe são queridos. É leal ao marido.

SIMÃO TCHIYO – 42

O homem bom. O patriarca da família.

É um homem de grande estatura e presença, que sempre conta uma piada para animar o clima. Simpático e de sorriso fácil. Quando ele fala todos ouvem, mas ele também é capaz de ouvir os outros. É charmoso, talvez não seja bonito, mas é um típico africano que não parece ter sido arrancado da capa de uma revista. Opta por ver o lado bom das pessoas, mesmo quando são más. Acomodado. A sua mãe ainda exerce imensa influência sobre a sua vida.

Simão é o pai que todos gostaríamos de ter. Ele transmite confiança, é um homem que não se incomoda com o poder da sua esposa – pelo contrário, ele acostumou-se a esse poder e às vantagens que ele lhe traz. Não é um homem sem carácter, apenas aprendeu a polvilhar a vida com uma certa dose de hipocrisia

AVELINA TCHIYO – 60

A sogra maldita. Dominadora.

É uma mulher de aparência elegantemente humilde. Usa os tradicionais panos angolanospara se vestir.

É teimosa como uma mula. Uma mulher muito tradicional. Avelina julga e critica tudo e todos. Pode ser um pouco manipuladora para conseguir o que quer. A opinião da sua família significa muito para ela. É muito conservadora, mas não tem malícia no coração. Avelina é uma avó obstinada fruto das circunstâncias. É ela a principal Nemesis de Monifa na história.

Avelina representa as muitas mães angolanas sem nome e sem rosto que são raramente reconhecidas. Foi empregada doméstica e teve que criar os seus quatro filhos como mãe solteira. Ela conhece as dificuldades da vida e não deixa que ninguém se esqueça disso.

HENDA TCHIYO – 32
O vilão.

É extremamente atraente. As mulheres querem-no e os homens querem esconder as suas mulheres sempre que ele aparece. A sua arrogância torna-o sexy e a sua aspereza torna-o identificável. Ele sabe que é sensual e joga com isso. Um homem charmoso que se livra da prisão apenas com o seu sorriso. É bem constituído e, como uma criança que “nadou” em dinheiro, veste-se bem e é muito vaidoso, mas não usa terno e gravata
– estásempre no casual elegante. A sua aparência e o que as pessoas pensam de si significam tudo para ele.

É impulsivo e rude, perigoso e irracional. Henda é filho da irmã de Monifa e o menino dos seus olhos. É perigoso e violento. Ele é teimoso e impulsivo, e é muitas vezes manipulado por Monifa. Ele beija o chão que a sua tia pisa. Enquanto criança, Henda nunca conheceu o amor e não sabe como o pedir, por isso nunca teve relações de sucesso e muda de namorada a cada carro que compra. Ele quer ser ouvido e visto.
Para ele, poder não é algo que se conquista, mas sim algo que se exige e usurpa, pela espada ou, no caso dele, uma arma.

HENDA TCHIYO
Será interpretado pelo ator SILVIO DO NASCIMENTO

FLOR TCHIYO – 18
A teimosa.

Perfeccionista, tem resistência em aceitar críticas.

É uma moça bonita. Tem um estilo casual chique, revelador da sua condição social. É observadora e está sempre atenta ao que se passa na mansão Tchiyo.

Filha de Monifa e Simão, irmã mais nova de Kiene. Focada, herdou a determinação e inteligência de Monifa e a compaixão de Simão, mas é dotada de um sarcasmo inédito na família. Está a estudar Design de joias. Não tem a mesma atenção da mãe como teve o seu irmão Kiene. É muito amiga da sua avó Avelina, coisa que causa alguma estranheza a Monifa. Flor é aquela pessoa que diz o que pensa, sem filtros. Não tem qualquer problema em enfrentar a mãe e chega a “atirar” ideias inovadoras para a mina, mas Monifa privilegia as ideias do filho. Flor é a única da família que consegue olhar para as enormes estrutura e dimensão das Minas Pedra Pura de forma distanciada e imparcial.

FLOR TCHIYO
Será interpretado pela atriz LUDMILA CATARINA

LUDMILA CATARINA
Novo taleto, participou no Filme de Longa Metragem A Doutrina e na Mini Série Macongo.

KIENE TCHIYO – 21
Kiene é um belo jovem no início da sua idade adulta. Ele é o filho de uma nova Luanda que nasceu numa riqueza imensa. Tem as melhores roupas, os melhores telemóveis e gadgets. Ele éum daqueles jovens do Instagram que parece ter tudo do melhor que há na vida.

É o típico filho do seu pai. Tem os pés bem assentes na terra, é humilde e
educado. Estáa estudar para se tornar um engenheiro de minas e, apesar de
ainda não ter terminado a sua formação, a sua mãe já lhe atribuiu as funções de engenheiro-chefe da mina. Kiene é um pouco tímido e gosta da validação dos seus pais. É muito emotivo e verdadeiro, o que deixa a sua mãe muito irritada. Ele é inteligente, mas reservado. Kiene é o filho disciplinado que todos os pais desejam ter, mas Monifa ve a sua fragilidade como um sinal de fraqueza – ela gostaria que o filho fosse mais parecido com Henda.

KIENE TCHIYO
Será interpretado pelo ator TANILSON SIMÕES

TANILSON SIMÕES
Novo talento, faz parte do elenco principal da Série “Mussulando”, participou do Filme “Sexta-feira Mwangolé de Hochi Fu, cantor e Youtuber.

SARA HOSSI – 21
Mimada.

Materialista. É muito sofisticada. Amante de moda, tem tudo o que de melhor o dinheiro pode comprar e sabe combinar todos os elementos da sua imagem – maquilhagem, cabelo, roupa, acessórios – de uma forma extremamente chique e equilibrada. Gosta de dar nas vistas, mas não pelo exagero, antes pela exclusividade e bom gosto do seu look.

Ama o namorado, Kiene, de todo o seu coração e não sabe que ele é apaixonado pela filha da empregada, sentimentos que não tem coragem de assumir perante a família. Filha do Ministro dos Recursos Minerais, Sara sempre teve uma vida de privilégios. Estudou Teatro na universidade, mas é pouco trabalhadora e empenhada, tornando-se uma estudante intermitente. Não tem qualquer preocupação ou pressa para concluir os estudos. Adora conduzir o seu carro, fazer compras e passar tempo com seu “broto”.

SARA
Será interpretado pela atriz SARA ROSSI

SARA ROSSI
É um dos novos talentos da televisão angolana, a apresentadora tem participação na Série “SALÃO DE BELEZA”,
como Linda a Cabeleireira e em algumas peças de teatro.

MAKIESE “KIESE” ERNESTO – 23
A heroína.

Teimosa. É a improvável Cinderela. A mulher mais bonita do baile e, no entanto, a mais pobre de todas elas. Por mais bonita que seja, ela é uma Maria- rapaz que passa a maior parte do tempo a consertar carros e todo o seu guarda-roupa reflecte a mulher trabalhadora que é. Makiese não é obcecada por moda nem pela imagem, mas, de vez em quando, gosta de se pôr bonita.

Frontal, não desiste de um debate. É uma jovem incendiaria que sonha com um Mundo melhor e mais justo. É inteligente, articulada e focada. Makiese não tolera injustiças e sabe o que quer. Ela pode ser intimidante com sua acutilância. Também é muito prática, mas é gentil e atenciosa com os outros. Uma líder comunitária sem título. Ela desafia os padrões sociais e é apaixonada pela vida.

MAKIESE “KIESE” ERNESTO
Será interpretado pela atriz ELIANE DA SILVA

ELIANE DA SILVA
Participou nas peças de Teatro musical Disney Brasil em Angola, grupo Caravana da Alegria, peça teatral, Ingrattus/ projeto cena livre; Novela monangambé/banda TV/ personagem Zena; Publicidades: Unitel e Cuca; Curta-metragem “Preciosa, “A reclamação“ by Usovoli Cinema.

JOAQUIM ERNESTO – 42
O patriarca da família.
Muito confiante.

É um trabalhador braçal, nunca muito sujo nem muito limpo. Um homem que confia nas suas mãos e no seu trabalho. Tem uma aparência desgastada, o seu rosto conta a história de sonhos fracassados, esperanças e ambições que nunca foram realizados, mas ele recusa-se a ser amargurado ou prejudicado por isso. Joaquim não é o homem mais bonito na sala, mas é o mais vocal. A imagem é a menor de suas prioridades.

Joaquim é o homem comum sociável. O jovem inconformado que luta pelos oprimidos e marginalizados. Um incendiário que acredita na mudança e na Justiça. Aparentemente, é intimidante, mas por baixo da dureza é um homem com o maior dos corações. Joaquim está enraizado na família e na comunidade.

JOAQUIM ERNESTO
Será interpretado pelo ator CARLOS DE CARVALHO

CARLOS DE CARVALHO
É o primeiro Presidente da associação de Actores de Angola, renomado actor de teatro, cinema e Televisão, a mais de 20 anos.
Dramaturgo, pertence no grupo de teatro Dadaísmo. Participou em várias produções, como referência a série policial 113, Historietas Stop Sida, Reviravolta, Sede de Viver, Entre o Crime e a Paixão, Muxima , Monagambé onde também foi director de actores. No cinema participou em vários filmes, com maior relevância aos filmes, Comboio da Canhoca, Cidade Vazia, Chaduka, Mwana Nketo, Africana e recentemente na Série O Mesmo.

MAFUTI ERNESTO – 40
Ela é a mãe de todos. Susana Vieira – Maria do Carmo em “Senhora do Destino” com um traço de Mavis Mabaso em “Rockville”.

Tem uma beleza desbotada, mas isso nunca significou muito para ela. Uma mulher que não permite que as suas circunstâncias determinem a sua aparência externa.
Mafuti é modesta e um pouco estranha. Não é mulher de muitas falas, é mais de dizer a coisa certa no momento certo. Tem sempre um ditado popular na ponta da língua para mostrar aos outros o que lhe vai na cabeça.

É uma mulher de grande compaixão, mas também conservadora. É preciso uma mulher de grande carácter para criar o filho de outra com o carinho e devoção com que Mafuti criou Makiese. Uma mulher que sonha com uma vida melhor para os seus filhos. Mafuti é uma vítima das circunstâncias. Por vezes pode ser teimosa. Um pouco agressiva, até. A sua religião define quem ela é e ninguém se atreve a desafiar a Bíblia em sua presença.

MAFUTI ERNESTO
Será interpretado pela atriz LEONORA CARVALHO

LEONORA CARVALHO
É uma conceituada actriz, participou em várias peças de teatro, pertence a companhia de teatro Zulu, participou na gravação da primeira novela Minha Terra, Minha Mãe pela TPA. Recentemente gravou a série Esperança pela SIC. É Considerada uma das grandes influenciadoras do acting em Angola.

DIMUKA “NDALA” ERNESTO – 25
O rebelde.

Falta de empatia e de qualquer responsabilidade pessoal.

Tem ar de mau, raramente sorri e está sempre pronto para uma luta. É bonito, num estilo de classe baixa. Não para quieto, está sempre a procurar artimanhas para se beneficiar. Para ele, tudo bem espremido, sai sempre alguma coisa. É o tipo de pessoa com quem ninguém se quer cruzar ànoite no escuro.

É um jovem sem grandes aspirações, roubar é a sua única saída. Vive frustrado e de costas voltadas para o sistema social, que até hoje não teve capacidade de olhar por ele e sua família, nem para os moradores do bairro onde vive. Sente-se revoltado por estar preso a um circulo vicioso de pobreza que o assola sem perspetiva de mudança.
Sente uma raiva enorme porque a riqueza do país está concentrada num só lugar e eles foram esquecidos. Adora cerveja, mulheres, bares e discotecas.

DIMUKA “NDALA” ERNESTO
Será interpretado pelo ator FERNANDO MAILOGE

FERNANDO MAILOGE
é actor de teatro, cinema e televisão nomeado melhor actor revelação pela Angola Top Teen Awards. O actor teve participações nos Filmes “Njinga Rainha de Angola”, “Rastos de Sangue” e “Mwana Nkento”, fez parte do elenco da novela Jikulumessu e várias peças de teatro como “Minha Ex namorada, A Teia…

KULEMBE ERNESTO – 16
Sonhadora, optimista.

É a bebê milagrosa da família Ernesto. Nasceu depois de Mafuti ter sido informada pelos médicos de que nunca mais poderia ter filhos. Cresceu com o amor dos pais e da sua irmã “Kiese”. Anda na escola e é uma grande sonhadora que não se imagina a viver no musseque o resto da vida. Quer viver como uma Rainha e o seu espírito livre na casa e no seio da família é o antídoto contra a dura realidade de viver num bairro pobre, sem perspetiva de melhoria. Ela é franca e opinativa sobre a vida, para alegria de Makiese, que a incentiva não só a ir à escola, mas também a ser essa moça de fibra e com uma voz que é ouvida. Adora a sua “irmã” Makiese.

KULEMBE ERNESTO
Será interpretado pela atriz SÍLVIA HELENA

SÍLVIA HELENA
A atriz participa em filmes, Novelas e Séries há mais de
7 anos, passou pela Novela
Muxima, na série “Na escola” e “Hoje em dia”. No cinema no filme a “Conversação”.

ONDJAKI SAPALO – 42
Foi um líder estudantil e um sindicalista incendiário na indústria de exploração mineira no Bié, sempre na luta pelos direitos dos desfavorecidos. Quando conheceu Monifa, os dois envolveram-se, mas o romance intenso foi interrompido pela prisão de Ondjaki.

Anos mais tarde, quando Monifa já́está casada com Simão, Ondjaki reaparece na vida dela com uma proposta: Monifa aceitou. Mas quando saíram os papéis, o nome de Ondjaki não estava em nenhuma documentação – Monifa passou-lhe a perna. Essa traição fez com que Ondjaki entrasse numa espiral de depressão e miséria.

Quando encontramos Ondjaki nos dias actuais, ele é um alcoólico que vive num barracão no musseque. Ele éum homem desanimado, que permanece amargo e desmoralizado após tamanha traição orquestrada por Monifa, todos aqueles anos atrás. Ondjaki é desempregado e depende da gentileza de estranhos para sobreviver. Mas, como um velho inimigo de Monifa Tchiyo, ele torna-se o único aliado de Makiese quando ela vai para a luta em nome da sua comunidade.

ONDJAKI SAPALO
Será interpretado pelo ator RAUL DO ROSARIO

RAUL DO ROSARIO
começou a sua carreira artística no Elinga Teatro, no principio dos anos 1990. No Cinema filmou: O Herói de Zeze Gamboa, e Cidade Vazia de Maria João Ganga, algumas séries televisivas angolanas, tais como: Regresso a Sizalinda, Co-producao com RTP, Minha terra minha mãe da TPA, Caminhos Cruzados, Sede de Viver, etc. recentemente estreiou-se na Netflix com o filme SANTANA.

VISSOLELA MASSAQUI – 25
A fofoqueira/a melhor amiga.

É exagerada em tudo: fala demais, tem muito cabelo e muita maquilhagem. Ela é obcecada pela vida dos ricos e famosos, tão iludida que vive no seu próprio mundo. Tem uma língua afiada, mas sem malícia.

Considera-se a princesa do bairro. É a melhor amiga de Makiese. Tem ilusões de grandeza e acredita que a sua vivência e estadia no musseque são temporárias, que uma vida melhor espera por ela nas mansões do Bié.
Está sempre cheia de histórias mirabolantes para contar, histórias de fim-de-
semana, dizendo que esteve com os ricos e famosos, e que às vezes recusa os convites dos políticos e jogadores de futebol que a querem – ela acha-se a mais bonita do Bié, por isso não deve aceitar qualquer famoso. Mas ninguém sabe realmente se as suas histórias são verdadeiras ou não.
Vissolela imagina que um dia vai casar com Henda e mudar-se para a mansão Tchiyo, mas, na verdade, ela só o viu uma vez na vida. Actualmente, administra a loja/cantina no bairro, e também um salão de cabeleireiro, que na realidade é uma cadeira do lado de fora da sua pequena casinha e um espelho.

VISSOLELA
Será interpretado pela atriz AILSA RENATA

AILSA RENATA
é atriz, apresentadora, empreendedora e bailarina. Participou da Novela “Windeck” e várias peças de teatro como “Esquadrão Kamy” e a mais recente “Filhas de Herança”.

PATRÍCIA – 32
Terna e sábia.

Mãe de dois filhos pequenos, é a típica mulher que decidiu acreditar no amor. Mudou- se para Luanda com um homem que lhe prometeu o mundo depois de a engravidar. Assim que o bebê nasceu, o homem começou a tornar-se violento. Temendo pela sua segurança voltou para o único lugar que conhecia – o musseque onde cresceu com os seus pais e irmão, Ngongo. Quando chegou, os seus pais já estavam doentes e ela cuidou deles até à morte. Sem nenhuma fonte de rendimento, Patrícia começou a vender cervejas em casa e conseguiu transformar o lugar no único restaurante do bairro. Durante o processo, voltou a apaixonar-se, mas, mais uma vez, ficou de coração partido: o mineiro que a engravidou deixou a cidade assim que descobriu que, com ele, Patrícia teria o seu segundo filho. Ela vive para a sua família, considera-se abençoada e mostra-se eternamente grata pelo apoio incondicional que tem do irmão. Às vezes parece dura e braço de ferro, mas tem um bom coração e adora Masieke, por isso sempre alerta a sua melhor amiga sobre os homens. Há um ano, enquanto voltava da cidade, Patrícia apanhou uma boleia de Simão, criaram uma amizade que rapidamente se transformou num caso de amor mantido em segredo desde então.

PATRÍCIA
Será interpretado pela atriz JUDDY DA CONCEIÇÃO

JUDDY DA CONCEIÇÃO
Apresentadora de TV (RECORD e TPA) e uma das influencer digitais mais renomadas de Angola. Com passagem pelo teatro, participou recentemente na peça “COMEMOS COM ELA”. Foi eleita como a celebridade Angolana mais polémica pelas suas fotos que ela tem postado nas redes sociais.

NGONGO – 26
O gigante gentil.

Nascido e criado no musseque, ama Makiese loucamente desde que pós os olhos sobre ela quando eram crianças, mas tímido como sempre foi, nunca teve coragem de lhe declarar o seu amor. Ngongo olhava para ela como se fosse muita areia para o seu caminhãozinho, por isso tornou o seu romance platónico e prefere contemplá-la àdistância.

Começou a trabalhar como mineiro muito novo e isso tornou-o auto- suficiente, mas, na verdade, é_um pouco solitário. Esta sua personalidade esconde o herói que tem no seu íntimo. Quando os seus pais morreram, ficou com a sua irmã mais velha Patrícia e juntos foram inseparáveis.

NGONGO
Será interpretado pelo ator LÉLIS TWEVEKAMBA

LÉLIS TWEVEKAMBA
é um menino prodígio nas artes cénicas. Tem passagem pelo teatro e diversas peças. Novelas: Windeck; Jikulumessu; Muxima; Filmes: Njinga Rainha de Angola; Mwana Nkento; os Segredos da Aldeia.
Séries: Casei com a família; Stop Sida. E é cara de várias campanhas publicitárias.

CHICA – 38

Trabalha na mansão de Monifa como empregada doméstica há mais de dez anos e vê-se como parte da família. Enquanto governanta, sabe como navegar no temperamento volátil da sua patroa e respeita Monifa pela mulher que ela é.

Chica mora no musseque com a sua filha Wanda e é a melhor amiga de Mafuti, a mãe de Masieke. É uma mulher rígida, que administra tanto a sua casa como a de Monifa com punho de ferro.

CHICA
Será interpretado pela atriz DICLA BURITY

DICLA BURITY
É formada em Comunicação Social pela Upra e profissionalmente em teledramaturgia. Participou da 1ª mini- serie nacional baseada no argumento do premiado, “Vidas Ocultas”, protagonizou na primeira telenovela de Angola, “Reviravolta” com 105 capítulos com a personagem “Celina”. Participou na serie “Entre o Crime e a paixão” e participações especiais em quase todas as produções nacionais, inclusive no sitcom “Conversas no Quintal”, na serie “113” e nas telenovelas “sede de viver” e “Windeck”.

WANDA – 22
Gananciosa, chantagista e manipuladora.

É filha de Chica e mora no musseque com a mãe. Quer deixar de ser pobre a qualquer custo. Tem boa aparência e sabe usar a sedução em proveito próprio. Écomum ir passar fins-de-semana a Luanda, em festas e a curtir a vida.

Wanda finge ser algo que não é, apenas para sobreviver. O seu maior sonho é enriquecer dando o golpe do baú. Foi em Luanda que conheceu Kiene e, percebendo que ele imediatamente ficou fascinado por si, não foi difícil seduzi-lo. Desde então, o filho de Monifa é completamente apaixonado por si, mas incapaz de assumir o relacionamento perante a família, pois sabe que a sua mãe jamais aceitaria o seu namoro com uma rapariga do musseque. Wanda aguenta o relacionamento secreto na esperança de conseguir convencer Kiene a não aguentar mais aquele sufoco, assumir o seu amor por ela e pedi-la em casamento. A vida de Wanda muda completamente quando ela descobre que Monifa, a sua quase sogra, está por trás da morte de Joaquim e decide chantageia-la.

WANDA
Será interpretado pela atriz Jakilsa

Jakilsa
É uma bailarina e cantora. Trabalhou como bailarina para conceituados artistas por alguns anos, a seguir decidiu dedicar o seu talento a música, identifica-se como rapper promissora e com imenso talento. Na representação dá os seus primeiros passos.

EPALANGA – 30
O divertido, cómico.
É o principal motorista de táxi/candongueiro do bairro e é amigo de
todos. Na cabeça dele é um mulherengo que tem todas as mulheres aos
seus pés, mas não passa de imaginação. Tem uma mulher dominadora que
decide tudo em casa, mas diz a toda a gente que é ele o decisor e o homem da casa. Adora Makiese e passa a vida a levar-lhe o seu táxi/candongueiro para ela consertar isso e aquilo, principalmente porque quer vê-la. A sua alegria e boa disposição levam vida para o bairro.

EPALANGA
Será interpretado pelo ator QUIM FASANO

QUIM FASANO
É actor, apresentador, humorista. É o primeiro e o único actor angolano a fazer parte da primeira enciclopédia que reúne os melhores actores do mundo a nível do teatro, televisão e cinema com o título “The Cambridge Encyclopédia of STEGE”. Participou do projecto da rede Globo “Conexões”.
Entre varias peças teatral, está “Comemos com Ela”. Vencedor do premio de Melhor Actor, nos Globos de Ouro

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments