Filha mais nova do coronel Quintiliano e a única mulher na casa (além das escravas, claro), Filipa é o oposto do que se espera das mulheres daquela época. Apesar de fazer todas as atividades geralmente destinadas às mulheres de famílias ricas, Filipa sabe que a vida tem muito mais a oferecer do que apenas se casar e cuidar de uma família.
Trata os escravos de igual para igual, gosta de andar de cavalo, praticar esgrima, capoeira com o escravo Genésio e cavalgar. É uma feminista em potencial. É namoradeira como o irmão Tomás, mas vive em pé de guerra com ele por considerar a proteção machista. Respeita Guilherme e tenta tornar o irmão um homem menos conservador.
Não admite, mas é apaixonada por Átila, o melhor amigo de Tomás, que lhe trata como uma criança. Para impressioná-lo, Filipa vai se envolver em planos de fugas de escravos, colocando-se em perigo.O momento tão aguardado chegou! A superprodução Escrava Mãe já tem estreia marcada para o dia 12 de Fevereiro, às 20h, na Record TV Africa, canal 515 da DStv.
Para mais informações, siga as Redes Sociais da Record TV Africa.