Por: Stell Cortêz
De nacionalidade portuguesa, Myriiam Varela Freire de Brito, conhecida por todos como “Myriiam Diva”, é compositora e cantora do estilo Kizomba.
Com um estilo meio desportivo, que não troca por nada, pois diz que todos aqueles que acompanham a sua carreira, principalmente as crianças que são suas fãs, têm de perceber que não precisam necessariamente usar um salto alto para ser diva ou rainha.
Em entrevista ao Platinaline, a cantora falou da sua paixão pela música. “Comecei muito cedo, tendo como referência o meu pai, que ouvia constantemente músicas, e o meu irmão mais velho, que é DJ (Disabura). Comecei a gravar sons no MP3, a fazer covers dos meus artistas favoritos, cantava nos recreios da escola e o meu desempenho despertou o interesse das pessoas, entre elas o falecido Mauro (AP), que me deu a oportunidade de gravar o primeiro single intitulado Antes Bo Era com o grupo BillyFamily, em 2007”, disse a artista.
Myriiam continuou ao dizer que gravou algumas faixas com Celso Opp e sente-se feliz por ter aprendido muito com ele e dai surgiram mais oportunidades para gravar outros temas com artistas como Rui unas e Vui Vui do Kalibrados. Com a vontade de vencer, a jovem foi à procura de contactos de vários músicos e produtores que a pudessem encaminhar para o mundo de espectáculos e eis que surgiram, no seu percurso, nomes como Chinamski, que lhe abriu portas para a actuar nas suas discotecas e festas. A autora do hit Tráfico de Amor já cantou em karaokes realizado no antigo Ondeando, que lhe permitiu conhecer Elízio, Johnny Ramos e outros cantores.
“Substitui a cantora Gama em alguns show do musico Eddu. Actuei em inúmeros bairros em Portugal e participei em alguns concursos dos quais ganhei um na Damaia e outro na discoteca Luanda, em 2008. Em 2009 viajei à Paris para trabalhar com o músico Elízio na sua produtora Section Zouk e gravar algumas faixas para o álbum. A minha música, Tráfico de Amor foi produzida pelo Kaysha. Dois anos depois, isto em 2011, iniciei uma nova etapa ao gravar com a produtora Sushiraw, onde protagonizei algumas faixas como NKA- fazi pa Mal, Dimeu,Mostran Midjor; participei no álbum do cantor Ricky Boy (In Love), na faixa Nem Céu Nem Mar. Frisou
Por intermédio da produtora de Sushiraw, Diva participou numa música com a banda Buraka Som Sistema intitulada Zouk Floute. Não concluindo os seus objectivos com a produtora Sushiraw, a artista decidiu colocar uma pausa no ramo musical e dedicar-se à actividade de cabeleireira. Actualmente é proprietária de um salão na Cova da Moura, onde reside, espaço que é frequentado por muitas pessoas por causa do seu enorme talento no que toca a criatividade em fazer penteados exclusivos.
“Já fiz trabalhos de cabeleireira para desfiles da conceituada estilista Rose Palhares, que poderão ser vistos nas redes sociais dela; em Maio de 2017, recebi um convite irrecusável para participar no festival de Cannes como cabeleireira oficial de Rose Palhares; no mesmo ano, voltei à musica com as faixas Di Nos e Comando é Teu, produzidas por To Semedo, sendo que este também já produziu a música Antes Bo era no projecto Billy Family. Agora tenho um single intitulado Chamada do Amor, que será lançado em Julho e depois verei como vão correr as coisas”, concluiu a artista.
Myriiam promete nunca mais parar de cantar, pois o tempo que esteve afastada dos estúdios serviu para pensar no que é melhor para si e amadurecer tanto na vida pessoal como na carreira artística, e aproveitou o momento para agradecer o carinho que tem recebido dos seus fãs, familiares e da sua staff