- Publicidade -

More

    Covid-19: Professores conhecem resultados este domingo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Os resultados dos testes de Covid-19 feitos aos professores, durante a semana finda, poderão ser conhecidos este domingo (4), um dia antes do reinício das aulas no ensino geral e superior, informou hoje, sábado, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

    Cerca de três mil professores que leccionam em Luanda, capital do país, foram testados com a análise da biologia molecular (RT-PCR), para aferir o grau de exposição ao Sars Cov-2, agente causador da pandemia da Covid-19.

    Além dos docentes da capital do país, foram ainda analisados os professores provenientes de outras províncias e que estão retidos em Luanda, devido às medidas que visam cortar a cadeia de transmissão da doença.


    Conforme o novo calendário, dia cinco de Outubro retomam as aulas do ensino universitário e das classes de transição do I e II ciclos do ensino secundário (6ª, 9ª, 12ª e 13ª classes).


    “Os testes dos professores do ensino geral estão em processamento e podemos dizer que até amanhã teremos os resultados. Em relação ao ensino superior, os dados da Universidade Agostinho Neto mostram que das 118 amostras tivermos apenas 14 positivos”, disse.


    Sobre os procedimentos a seguir em caso de se diagnosticar a doença a um professor, Sílvia Lutucuta afirmou que, a semelhança de toda a população, os docentes serão isolados e colocados em quarentena.


    O Ministério da Saúde vai continuar a testar os professores, tanto do ensino privado como do público, mesmo depois do reinício das aulas, segundo Sílvia Lutucuta.
    Informou que há uma equipa de vigilância criada para dar resposta a esses casos, integrada por efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), técnicos de saúde e monitores do Ministério da Educação.


    Às crianças que sofrem de doenças crónicas, defendeu que as mesmas devem permanecer em casa, e caberá aos encarregados de educação buscar a matéria, mas, ainda assim, entende que os médicos de cada estudante estarão em condições de dar a melhor recomendação para cada caso.


    Justificou ainda os crescentes casos positivos que são ultimamente divulgados pela Comissão Multisectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, com o aumento da capacidade de testagem, passando de mais de 400 por dia, para seis mil.
    Há um mês que o país tem divulgado mais casos, com a média da estatística diária a atingir mais de 100, como é o exemplo de hoje em que se estabeleceu um novo record de 159 casos.


    “Isso dá razão a actual taxa de infecção que se mantém em 6.1. Só será preocupante se esta taxa chegar aos 10 por cento”, clarificou, destacando o incremento na recuperação dos doentes, cujo número maior foi igualmente registado hoje, com 220 pessoas que tiveram altas por melhoria.

    Angola contabiliza 5.370 casos positivos, com 193 óbitos, 2.436 recuperados e 2.751 activos.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto