- Publicidade -

More

    Demarte Pena O Angolano Das Artes Marciais Mistas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

     

    Demarte Dachala Pena nasceu aos 23 de Agosto de 1989 e é um atleta angolano de Artes Marciais Mistas (AMM) que compete na EFC África.Actualmente Demarte Pena é detentor do título máximo para a categoria dos 62kg-66kg  e com este título, tornou-se no primeiro jovem negro a vencer um campeonato na EFC África, obviamente no primeiro Angolano e também no primeiro campeão da nova modalidade feather-weight.

    Demarte, quando e como entrou para o mundo das artes marciais?
    Na verdade eu já treino desde pequeno, lembro-me que com sete anos de idade treinava numa academia de karaté e depois de Judô mas foi quando cheguei à África do Sul que conheci o mundo das Artes Marciais Mistas e gostei muito.

    Acredito que para muitos angolanos a EFC África ainda é uma organização (se assim podemos chamar) desconhecida. Fale -nos um pouco mais sobre a EFC África e especialmente sobre à sua modalidade?

    Artes Marcias Mistas consiste em uma modalidade em que os adversários podem lutar de pé ou deitados e quase todas as partes do corpo podem ser utilizadas, desde o cotovelo ao joelho…

    Sobre a  EFC África, bem, é a maior organização de Artes Marciais Mistas do continente. É praticamente através desta organização que o universo das Artes Marcias tem ganhado o devido reconhecimento dentro do continente Africano.Eles organizam várias disputas com lutadores de várias categorias e dos mais diferentes países desde Angola, Egipto, Nigéria etc.

    Como começou a lutar professionalmente?

    Eu comecei como lutador amador mesmo aqui na África do Sul. Claro que com o passar do tempo fui aperfeiçoando e teve mais lógica optar por fazer carreira nesta área.

    Lembra-se da sua primeira luta como professional, será que venceu?

    Claro que lembro, foi no ano passado e venci sim, Graças a Deus.

     

    De momento é detentor de um título Africano.Fale-nos um pouco sobre esta conquista

    Ganhei o título Africano na categoria “feather-weight” e sem dúvida era o meu objectivo, tornei-me no primeiro Negro a vencer um título na EFC África e também fui o primeiro a conquistar o título da categoria “feather-weight” na história da EFC, não poderia estar mais lisonjeado.

    Demarte Pena antes de começar a lutar professionalmente foi estudante da universidade de Pretória.Teve sucesso em conciliar à sua vida professional com os estudos?

    Enquanto amador foi fácil sim mas quando comecei a lutar professionalmente tornou-se impossível. Fui obrigado a pôr os estudos de lado temporariamente e por acaso não me arrependo de ter tomado esta decisão.

    Pretende voltar aos estudos?

    Falta-me apenas um ano para finalizar e se algum dia julgar necessário posso voltar aos estudos sim. Mas eu acho que é preciso que às pessoas comecem a ver o desporto como uma profissão.Para muitos (na nossa sociedade principalmente), o desporto é um hobby que deve ser feito nas horas vagas, ou seja, para «ganhar» respeito é preciso ter um diploma universitário. Eu não digo em momento nenhum que o diploma não é necessário mas quem opta por seguir um outro rumo profissional que não tenha a ver com algo académico, não deixa de ser menos importante por causa disso. Precisamos ter em mente que um cantor, jogador, atleta, é um profissional como outro qualquer e merece respeito pelo que faz.

    Como prepara-se fisicamente antes de entrar no «ring»?

    Eu não luto dentro de um «ring»” eu luto dentro de uma «cage»(gaiola). Treino diariamente entre cinco à sete horas de Segunda a Sábado, no Domingo eu descanso. O treino mental é também incorporado durante o dia normalmente durante os intervalos dos treinos físicos.

     

     

    Já alguma vez adquiriu alguma lesão grave enquanto lutava numa competição importante?

    Felizmente não! Realmente sou mesmo sortudo neste aspecto,mas já não posso dizer o mesmo dos treinos, é aí onde adquiro a maior parte das minhas lesões. O que é compreensível uma vez que os meus treinadores fazem questão que os treinos sejam árduos para facilitar-me nas competições.

    Falou-nos dos seus treinadores, já agora gostaria de saber quem está por detrás do sucesso de Demarte Pena?

    Tenho muitos treinadores. Um para cada categoria, brazilian jiu jitsu, luta livre, Muay Thai/ kick boxing e um psicólogo.

     

    net_684x82

    Aparenta ter uma agenda bastante ocupada,o que faz quando tem algum tempo livre?

    Gosto muito de ler, de ir ao cinema, estar com a família, amigos e a minha namorada.

    Fica nervoso antes de uma competição?

    Um pouco sim mas depois passa.

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto