- Publicidade -

More

    Destacado papel da mulher no processo de mitigação e adaptação às alterações climáticas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Vice-Presidente da República destacou esta quinta-feira [31.08.2023], o papel da mulher no processo de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e por “continuar a levantar a sua voz em prol do ambiente”.

    Ao proceder à abertura da Conferência Regional sobre Alterações Climáticas, Esperança da Costa destacou também os vários exemplos e iniciativas sobre sustentabilidade liderados por mulheres, no país, no continente e no mundo.

    Sublinhou que em África as mulheres e a juventude constituem a maioria dos principais produtores de alimentos (cerca de 70% da força de trabalho e de potencial produtivo). Entretanto, disse que não estão ainda adequadamente envolvidas em actividades de grande valor, como é o caso do processamento, do agronegócio, comercialização, exportação e outras actividades que agregam valor aos produtos agrícolas.

    Deste modo, defendeu ser necessário ampliar, cada vez mais, a resiliência da mulher africana, num momento em que continua a ser, na larga maioria dos países africanos, a mais afectada pelo impacto das alterações climáticas, frequentemente, a causa de grandes e forçados deslocamentos populacionais e da pobreza.

    A Vice-Presidente defendeu também ser preciso dar acesso à posse de terra, a melhoria da inclusão financeira, o acesso aos principais mercados agrícolas, formação e acesso às novas tecnologias e ao mundo digital.

    Esperança da Costa fez uma breve incursão sobre o exemplo de mulheres inspiradoras, numa referência à bióloga e activista queniana Wangari Maathai, fundadora de uma organização focada na conservação do ambiente e nos direitos das mulheres, tendo sido reconhecida com o Prêmio Nobel da Paz em 2014.

    A Vice-Presidente da República defendeu apoio aos esforços da OPM, e convidou os parceiros de desenvolvimento a associarem-se aos esforços de Angola e de África face à agenda que pretende transformar a segurança alimentar e nutricional num desafio justo para um Mundo de maior justiça climática, mais equidade e igualdade da mulher.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Mota-Engil Angola distingue vencedores do Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola

    A Mota-Engil Angola, em parceria com a Fundação Manuel António da Mota, celebrou hoje a 2.ª edição do Prémio Manuel António da Mota –...

    Teixeira Cumbi lança obra sobre a relação jurídica bancária no dia 18 de dezembro

    No próximo dia 18 de dezembro de 2024, o advogado, consultor jurídico, docente universitário e profissional do sector bancário, Teixeira Cumbi, apresentará a sua...

    “Convenção entre a República de Angola e a República Portuguesa” é tema de obra de Aida Gonçalves

    Como eliminar a dupla tributação em matéria de impostos sobre o rendimento? Como prevenir a fraude e a evasão fiscal? Estas questões fundamentais sobre a...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto