- Publicidade -

More

    Detido ex-jornalista que solicitava dinheiro em nome da fundação da Primeira-Dama Ana Dias Lourenço

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Arieth Silva

    Trata-se do cidadão Ricardo Calumbo, de 47 anos, ex-jornalista do jornal Manchete, acusado de burlador por ter solicitado dinheiro a diversas instituições públicas e privadas em nome da “Fundação Ngana Nzenza”, em que a patrona é a Primeira-Dama da República Ana Dias Lourenço.

    Segundo a reportagem exibida pela Televisão Pública de Angola (TPA), Ricardo Calumbo terá redigido centenas de cartas com assinatura falsificada da Primeira-Dama a solicitar transferências monetárias em nome da fundação, na qual foram enviadas às instituições sob argumento de estar a promover um jantar beneficente cujas doações seriam revertidas para acudir as populações carenciadas.

    “Não são documentos complexos, o texto foi feito num cyber café, as ideias já tinham sido esboçadas num rascunho e fui apenas informatizar com alguns dados do histórico da própria organização. Seleccionei as pessoas a quem se podia dirigir os documentos e fui fazendo chegar”, explicou o suposto burlador.

    De acordo com o porta-voz do SIC, superintendente Manuel Alaiwa, a participação das entidades convidadas no suposto jantar estava condicionada a pagamentos por transferência bancária entre um milhão a três milhões de kwanzas.

    O acusado recebeu uma resposta escrita pela Ministra das Finanças, Vera Daves, que indicou a secretária de estado do orçamento para lhe representar no jantar. Quem também caiu no golpe e confirmou a presença foi o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA). Por outro lado, as demais instituições, também convidadas, buscaram a veracidade da informação a partir do Gabinete da Primeira Dama da República.

    Importa frisar que, o Ministério das finanças e o BDA não transferiram quaisquer valores nas contas bancárias de Ricardo Calumbo.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Teixeira Cumbi lança obra sobre a relação jurídica bancária no dia 18 de dezembro

    No próximo dia 18 de dezembro de 2024, o advogado, consultor jurídico, docente universitário e profissional do sector bancário, Teixeira Cumbi, apresentará a sua...

    “Convenção entre a República de Angola e a República Portuguesa” é tema de obra de Aida Gonçalves

    Como eliminar a dupla tributação em matéria de impostos sobre o rendimento? Como prevenir a fraude e a evasão fiscal? Estas questões fundamentais sobre a...

    Sodiam e KGK brilham com coroa de diamantes oferecida ao Comité Miss Angola

    Na noite de coroação da mulher mais bela de Angola, a Sodiam, em parceria com a KGK, ofereceu uma coroa única e deslumbrante, adornada...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto