- Publicidade -

More

    Detidos funcionários bancários do BPC e BIC por tentativa de levantamento fraudulento de 220 milhões Akz

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Cinco cidadãos dos quais três funcionários bancários do BPC e BIC, com idades compreendidas de 39 a 42 anos,  foram detidos pelo serviço de investigação criminal (SIC), nesta segunda-feira (21), em Luanda, por tentativa de levantamento fraudulento de 220 milhões de Kwanzas. 

    A nota do SIC explica que um dos integrantes do grupo conhecido por “DADU”, tido como cabecilha da rede, teve informações privilegiadas que a conta bancária da qual pretendiam proceder o levantamento fraudulento, existia valores avultados e junto com outros colegas arquitetaram a acção.

    Com ajuda de uma procuração falsa do Banco BIC, os implicados pretendiam efectuar a operação de 220 milhões de Kwanzas na conta de um cliente, e já no interior da  agência bancária do Talatona, dando conta da demora no atendimento, desconfiados puseram-se em fuga, tendo na perseguição sido detidos.

    De acordo com o Director Nacional do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Manuel Halaiwa informou que, a conta começou a ser alvo de sucessiva subtracção de valores monetários em Kwanzas e em dólares desde o mês de Agosto do ano transacto (2022), sendo esta a décima segunda vez. Destes, resultaram na subtracção de mais de 180 Mil dólares americanos e perto de 90 milhões de Kwanzas, movimentos esses feitos por um único funcionário do Banco BIC.

    Refira-se que os implicados foram apresentados na sede do SIC Cacuaco, nesta quarta-feira (22), e o SIC garante que vai prosseguir com as investigações sobre a proveniência dos valores avultados constantes na referida conta bancária e os implicados ora detidos serão presentes ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais.

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Banco Bic abre inscrições para o crescer juntos e homenageia empresas co-investidoras

    O Banco BIC abriu nesta segunda-feira, 17 de Junho, as inscrições deste ano para ONGs, Fundações e Associações que necessitam de recursos financeiros e...

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola É com imenso prazer que anunciamos a nossa...

    Jornalista Dalila Prata destaca-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt (Alemanha)

    Por: Luizão Cabulo A jornalista angolana Dalila Prata destacou-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt, Alemanha, representando Angola e a "TPA online"...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto