Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo celebrado anualmente a 13 de Junho

0
188

Celebrado pela primeira vez em 2015, o Dia Mundial da Consciencialização do Albinismo foi proclamado pela ONU para divulgar informações sobre o albinismo e para evitar a discriminação aos albinos, combatendo, ao mesmo tempo, a sua perseguição. Celebrar as conquistas das pessoas com albinismo é outro objectivo desta data.

Neste âmbito,a ALPA (Associação de Apoio a Pessoas Albinas – Cunene) realizou ontem, na cidade de Ondjiva, uma série de actividades em alusão ao dia dedicado à pessoa albina. As actividades iniciaram com a visita ao Hospital Geral de Ondjiva, tendo a associação oferecido enxovais aos primeiros bebés do dia e brinquedos às crianças internadas na pediatria daquela unidade hospitalar.

E para retratar a vidas dos albinos, as dificuldades, exclusão e discriminação que os mesmos sofrem no dia-a-dia, os portadores do albinismo, famílias e estudantes participaram, de igual modo, numa palestra sob o tema “O Albinismo”, dissertada pelo professor universitário e biólogo Jorge Hifindaka, cuja cerimónia de abertura foi presidida por Sua Excelência Albertina Teresa José, Vice-governadora do Cunene para o Sector Político, Social e Económico, tendo, na ocasião, louvado a iniciativa da ALPA, encorajando os seus membros a continuar a trabalhar nas escolas, bairros, comunas e municípios a fim de garantir a inserção social da pessoa albina e garantir a igualdade.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments