Por: Helder Lourenço
O Distrito Urbano do Zango, em Luanda, é considerado pelos moradores como a região mais quente da capital do país. Alguns chegam até a brincar com a situação, sugerindo que as altas temperaturas do Zango poderiam cozinhar um ovo colocado no tecto de uma habitação com cobertura de chapa de zinco, como relatado numa reportagem da Rádio Luanda.
Jerónimo Furtunato descreve o Zango como a zona mais quente de toda a cidade de Luanda e critica a falta de árvores na região.
“Sinto que o Zango é o inferno de Luanda, faz mais sol aqui do que em qualquer outro lugar. O Zango é uma zona desértica que precisa de mais arborização”, afirmou.
Por outro lado, Janina Samuel relata que desde que começou a trabalhar no Zango, a sua pele escureceu e ela consome mais de dois litros de água por dia.
“Aqui no Zango faz muito calor mesmo. Minha pele escureceu e bebo muita água, chegou a consumir mais de dois litros por dia”, contou.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) confirmou que em Luanda, o Distrito Urbano do Zango é o mais quente, conforme explicou o Director Geral João Afonso.
“A região do Zango possui características climáticas diferenciadas devido a vários factores, incluindo a localização. Portanto, temos registado temperaturas mais elevadas na região do Zango, em comparação com outras zonas da capital.”