- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Dog Murras Anima Hoje festa dos Trabalhadores em São Paulo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    O músico Dog Murras foi convidado a representar, uma vez mais, a cultura angolana, neste   domingo, no Brasil, num grandioso acontecimento internacional cultural e político-social, numa iniciativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de São Paulo.

    Desde  a sua criação o  evento tem tido um audiência de 1 milhão de pessoas, e prevê-se para este segundo a organização, aumentar o numero fazendo com que mais pessoas, vejam o brilho das cores da Nossa Bandeira representada por Dog Murras.

     

    A CUT/SP fez o lançamento do 1º de Maio nesta segunda-feira, 25 de abril, no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Com a presença da delegação dos países africanos, o 1º de Maio da CUT iniciou com a abertura da “Mostra de Cinema Brasil-África” e com o debate e a reflexão sobre a importância da integração e da unidade dos trabalhadores, principalmente com o continente que está na raiz da nossa formação, que é o continente africano.

    A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente Nacional da CUT, Artur Henrique; do Presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira; do Coordenador do Centro de Estudos Africanos da USP, Kabenguele Munanga; e da Matilde Ribeiro, assessora do projeto do 1º de Maio 2011.

    Artur e Adi e representantes africanos na cerimônia de lançamento do 1º de Maio

    “A importância do nosso 1º de maio é justamente o resgate do berço da civilização, é um gesto concreto para fortalecer e reconhecer nossa identidade, raiz e história”, analisa Adi dos Santos Lima, Presidente da CUT/SP.

    Em 2010, a CUT optou por comemorar o dia 1º fortalecendo a relação entre os trabalhadores do Brasil e da América Latina. Com isso, além dos tradicionais shows, aconteceram manifestações e apresentações culturais; seminário sindical internacional; feira gastronômica; entre outras atividades que serão ampliadas em 2011.

    O fortalecimento da relação sul-sul é um tema de destaque da Central, ao reconhecer que são fundamentais os laços de solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras dos diversos países como forma de construção da unidade de luta da classe trabalhadora brasileira, africana e latino-americana.

    “Nosso 1º de Maio não terá sorteio de casa e carro. Por isso, inclusive, a imprensa irá comparar quantidade de público. Mas nós estamos preocupados com quantidade, mas estamos priorizando a qualidade, a importância da qualidade do debate político sobre o fortalecimento da classe trabalhadora nas relações sul-sul”, defende Artur Henrique.

    Mostra de Cinema

    A apresentação do filme “Renascimento Africano”, do cineasta Zózimo Bulbul, marcou o início da Mostra de Cinema, que acontecerá nos próximos dias 26 e 28, nos auditórios da Apeoesp e do SindSaúde-SP, respectivamente. O documentário, rodado em Dakar, no Senegal, conta com depoimentos de intelectuais, políticos e religiosos, que apresentam um panorama dos 50 anos de independência dos países do oeste da África e a interpretação sobre a escultura criada recentemente no Senegal que representa, justamente, o renascimento africano.

    “Eu precisei sair do Brasil para descobrir que eu tenho história, que eu existo. Eu me sinto tão exilado nesse Brasil quanto o índio”, explica Zózimo Bulbul, ao fazer referência as suas viagens e produções na África como parte do resgate da cultura africana presente em suas obras.

    Durante toda a semana acontecerão atividades que marcarão o 1º de Maio da CUT 2011.

    Confira a programação completa do 1º de Maio da CUT Brasil-África

    25/04  – Lançamento do 1º de Maio e Abertura da Mostra de Cinema – Local Sindicato dos Químicos de São Paulo

    26/04– Mostra de Cinema Brasil-África – Local Auditório APEOESP

    27/04– Workshop Internacional – Local Museu Afrobrasil

    28/04– Mostra de Cinema Brasil-África – Local Auditório Sindisaúde

    Workshop Internacional – Local Museu Afrobrasil

    Oficinas Culturais – Local Museu Afrobrasil

    29/04– Seminário Sindical Internacional  “Desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social  – Os desafios da relação Sul-Sul” – Local Sesc Vila Mariana

    30/04– Samba com Feijoada: Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Leci Brandão e Marcinho do Cavaco.

    Cortejos:Capoeira, Maculele, Moçambique, Jongo, Tambores do Vale

    Escola de Samba Tom Maior

    01/05– Shows: Mart´nália, banda Ilê Ayê (Bahia), Rappin´Hood, Dog Murras (Angola), Chico César e Martinho da Vila

    Ato político sindical-social:Com sindicalistas e movimentos sociais do Brasil e da África.

    Ato interreligioso:Diversas confissões religiosas celebrarão juntas esta data internacional dos trabalhadores (as).

    Ato cultural:Com a presença dos atores Celso Frateschi e Danny Glover.

    Homenagens:Lula e Nelson Mandela

     

    Atividades Simultâneas

    – Exposições e Feiras

    – Exposição fotográfica

    – Exposição de esculturas e pinturas

    – Feira de Livros

    – Feira gastronômica

    – Heróis de todo o mundo (vídeo com personagens afro-brasileiro,

    fundamentais da nossa história)

    – Desfile de roupas africanas

    – Desfile de penteados Afro

    – Exposição de tecidos

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Primeira loja da marca oficial Cavalinho inaugurada em Luanda

    A marca “Cavalinho” inaugurou, nesta Quinta-feira (11), em Luanda, no Distrito Urbano do Benfica, a sua primeira loja de acessórios de moda e artigos...

    Presidente João Lourenço e Ana Dias irradiam simpatia na 10ª edição dos Prémios SIRIUS

    O Presidente João Lourenço e a Primeira Dama, Ana Dias, foram os destaques da noite durante a gala da 10ª edição dos Prémios SIRIUS....

    Reverendo angolano Paulo de Carvalho recebe certificado de Mérito pela Universidade de Oxford

    Por: Sara Rodrigues Mais um angolano a elevar o nome de Angola e a ganhar destaque lá fora. Trata-se de Paulo de Carvalho da Conceição,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto