Por: Helder Lourenço
Elizabeth Capiñgala, uma jovem angolana de 29 anos, tem-se destacado ao formar mais de 179 pessoas em matérias relacionadas ao empreendedorismo em várias províncias do país, com passagens por Benguela, Huíla, Cabinda, Namibe, Luanda, Kwanza-Norte e Huambo, além de uma experiência em Moçambique.
Licenciada em Ciências da Educação pelo ISCED de Benguela, Elizabeth está determinada a tornar-se uma referência no ensino de empreendedorismo não apenas em Angola, mas também internacionalmente. Em entrevista ao PLATINALINA, disse que o seu objectivo é despertar e desenvolver a capacidade de liderança nos jovens, incentivando-os a criar negócios lucrativos.
“O meu objectivo é ser reconhecida como uma das principais referências no ensino de empreendedorismo, liderança e criação de negócios rentáveis. Ambiciono formar 100.000 jovens até 2030, sendo que 60% serão mulheres”, disse.
A iniciativa da também escritora é inspiradora e está a contribuir para o crescimento económico do país, ao despertar o espírito empreendedor nos jovens angolanos e ajudar na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios e ao fortalecimento da economia local.
A formação empreendedora proporcionada pela mentora de pequenos negócios, é uma oportunidade valiosa para os jovens que desejam alcançar o sucesso nas suas carreiras e na vida pessoal.