- Publicidade -

More

    Em meio a escândalo de grampos, Murdoch desiste de comprar operadora de TV na Grã-Bretanha

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Rupert Murdoch/Getty Images

     

    A News Corporation, empresa holding do grupo comandado pelo magnata Rupert Murdoch, que está no centro do escândalo de obtenção ilegal de informações na Grã-Bretanha, desistiu nesta quarta-feira de seguir com seus planos de adquirir a totalidade das ações da operadora de TV por assinatura BSkyB.

    A decisão de retirar a proposta de aquisição da BskyB foi tomada depois da reação negativa de políticos, imprensa e populares na Grã-Bretanha, às revelações de que um dos jornais de Murdoch, o tabloide dominical News of the World, fez escutas ilegais em telefones celulares de celebridades, políticos, membros da família real e de vítimas de crime e seus familiares.


    “Acreditamos que a aquisição da BSkyB pela News Corporation beneficiaria ambas as empresas, mas é evidente que é muito difícil ir em frente neste clima”, afirmou o comunicado assinado pelo executivo Chase Carey, da News Corporation.

    “A News Corporation permanece um acionista de longo prazo da BSkyB. Nos orgulhamos do seu sucesso e de nossa contribuição para isto”, disse a nota.

    A News Corporation, que já detém 39% das ações da BSkyB, pretendia comprar os 61% restantes e criar um “gigante” da mídia, com uma receita que superaria a de todos os seus rivais na Grã-Bretanha, incluindo a BBC.

    Os planos da empresa já eram criticados antes do escândalo surgido na semana passada. Murdoch passaria a deter 40% do mercado de mídia britânico, o que para muitos dava a ele um poder excessivo. Além dos 39% da BSkyB, o empresário, australiano de nascimento e com cidadania americana, também é dono do jornal de maior tiragem no país, o The Sun, além do tradicional The Times.

    Os três principais partidos políticos da Grã-Bretanha disseram que apoiariam nesta quarta-feira uma moção que pediria para a News Corporation desistir da compra.

    Investigação

    Pouco antes do anúncio da empresa, o premiê britânico, David Cameron, disse que “o que aconteceu (com esta empresa) foi uma desgraça”.

    “Eles devem prestar contas em todos os níveis e deveriam parar de pensar sobre aquisições quando têm que consertar a bagunça que criaram.”

    “Nós devemos ser claros sobre o que está acontecendo aqui. Há um incêndio que atinge partes da mídia, da polícia e de fato da capacidade do nosso sistema político de reagir.”

    “O que precisamos fazer nos próximos dias e semanas é pensar, acima de tudo, nas vítimas… e nos certificarmos de que vamos chegar ao fundo e processar os culpados.”

     

    Cameron deu detalhes de como deve ocorrer o inquérito independente sobre as denúncias de obtenção ilegal de informações por parte de jornais da News Corporation.

    Donos de jornais, jornalistas, policiais e políticos podem ser chamados para prestar esclarecimentos perante a comissão que investiga as denúncias.

    A investigação em duas etapas deve começar “o mais rápido possível” e ser dividida em duas partes: um inquérito sobre atitudes erradas que tenham sido tomadas pela imprensa e polícia e uma revisão dos regulamentos da imprensa.

    Cameron nomeou o juiz Leveson que, auxiliado por um painel independente de nomes, fará recomendações para melhorar as regulamentações de imprensa “que apóiem sua liberdade, plurarismo e independência do governo ao mesmo tempo em que exige os padrões mais altos de ética e profissionalismo”

    O juiz também, fará recomendações sobre como devem ocorrer as futuras relações entre políticos e a imprensa, com funcionários da administração registrando seus encontros com editores-chefes de jornais e executivos de mídia para tornar o governo britânico “um dos mais transparente do mundo”.

    A investigação examinará a cultura, as práticas e a ética da imprensa, assim como seu relacionamento com a polícia; as falhas das regras atuais; como ocorrem os contatos entre políticos e jornais nacionais; o porquê de alertas anteriores sobre erros de conduta da imprensa não terem sido ouvidos e o tema de veículos diferentes de mídia pertencerem ao mesmo dono.

    11 de setembro

    Nos Estados Unidos, o senador Jay Rockefeller pediu uma investigação urgente para apurar se as empresas de Murdoch violaram a lei americana. Murdoch é dono do canal de notícias Fox News além do tradicional diário financeiro Wall Street Journal.

    Rockefeller, que preside a comissão do Senado para o Comércio, Ciência e Transporte, disse que se for confirmado que ocorreram grampos em telefones pertencentes a familiares ou vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, “as consequências vão ser severas”.

    A sugestão de que isto poderia ter ocorrido surgiu no tablóide britânicoDaily Mirror, concorrente direto do The Sun.

    A polícia britânica já conduz duas investigações paralelas sobre a News International, braço britânico da News Corporation. Uma sobre o escândalo dos grampos e outra sobre acusações de que jornalistas doNews of The World teriam subornado policiais por informações.

     

    ( com BBC) 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    Florêncio Handanga homenageia legado musical do pai com lançamento de “Ya papa”

    Florêncio Handanga, filho do saudoso músico Justino Handanga, irá lançar uma nova música intitulada “Ya papa” no próximo dia 18 de Maio, como uma...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto