Por: Ernesto Jaime
Foto: Carlos Bento
Para celebrar os 247 anos de independência dos Estados Unidos da América, assinalada a 04 de Julho, a embaixada daquele país representado em Angola realizou nesta terça-feira, em Luanda uma cerimónia de confraternização.
O evento que serviu, igualmente, para celebrar os 30 anos de cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América reuniu membros da embaixada americana, membros do executivo angolano, presidentes de alguns partidos da praça política, representantes de distintas embaixadas entre outros convidados.
Em seu discurso, Tolinabo Mushinji, embaixador dos Estados Unidos da América singiu-se nos pontos altos e positivos resultante da cooperação existente, há três décadas, entre os dois países, ressaltando a importância de se construir “uma ponte para democracia”, focada na transparência e responsabilidade, gerando resultados positivos para o povo.













Similarmente, Tolinabo Mushinji, destacou a questão de capacitar ambos os países em saúde pública, instabilidade política, partilhar o compromisso de preservação do meio ambiente, melhorar o intercâmbio de negócios, promover a liberdade de imprensa, promover as eleições autárquicas entre outros domínios.
Sublinha-se que a independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra. Com essa conquista, os Estados Unidos transformaram-se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.