Por: Ernesto Jaime
Foto: Carlos Cristóvão
A embaixada dos Estados Unidos da América em parceria com a Africell e o Governo de Angola procederam, nesta segunda-feira, 07 de Agosto de 2023, ao lançamento do projecto Dinheiro Digital é Melhor – (DDM). O acto decorreu em Luanda, na sede da segunda maior operadora de telefonia móvel em Angola.
No intento de espelhar a importância que o dinheiro digital pode desempenhar para melhorar a vida dos angolanos, facilitando o envio e a recepção de dinheiro localmente, o projecto conta com um financiamento de quase cinco milhões de dólares, financiado através da Agência do governo dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), implementado com a parceria da Africell, fornecendo uma contribuição semelhante ao projecto, ademais da sua rede móvel existente.
Marcada pela presença de membros do executivo e da embaixada dos EUA bem como do corpo administrativo da Africell, ficou igualmente patente na cerimónia que, para além de melhorar e expandir a utilização de aplicações de dinheiro móvel, o projecto figurar-se-á, também, em ajudar o governo angolano no aumento da inclusão financeira.
“As ferramentas financeiras digitais e o dinheiro virtual surgiram como poderosos facilitadores, quebrando barreiras e chegando até àquelas pessoas anteriormente excluídas do sistema financeiro formal. Este projecto irá capacitar a população angolana a fazerem e receberem pagamentos de forma conveniente, colmatando entre os indivíduos e os serviços financeiros”, disse na ocasião Tulinabo Mushingi, Emabaixador dos Estados Unidos para Angola e São Tomé e Príncipe.
Perspectiva-se, com o lançamento deste projecto, um impacto duradouro, produzindo resultados sustentáveis mudando a vida dos cidadãos, sobretudo, os que se encontram em zonas mais recônditas.