- Publicidade -

More

    Embaixador Itinerante de Angola, António Luvualu de Carvalho, aborda sobre “Perspectivas Futuras de Angola” na Universidade Paris Sorbonne, em França

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Com o objectivo de dar a conhecer aos seus alunos mais sobre Angola, país com o qual a República Francesa tem boas relações, a Universidade Paris Sorbonne Nouvelle Paris III convidou, para um ciclo de aulas e conferências o Embaixador Itinerante da República de Angola, António Luvualu de Carvalho.

    Segundo informações fornecidas pela Universidade, as aulas poderão ter lugar entre 23 a 25 do presente mês, com o Embaixador Itinerante e também Professor Universitário António Luvualu de Carvalho a ter oportunidade de apresentar um panorama actual de Angola nas mais variadas perspectivas, desde a económica, politica, social, cultural e enquadrar o papel de Angola na integração regional na SADC, bem como o papel do país no continente africano.

    As aulas e conferências, que serão ministradas aos alunos de Licenciatura e de Mestrado, servirão para ilustrar a classe académica da Universidade Sorbonne sobre que caminhos Angola deve seguir neste importante ano de transição política do partido no poder e um ano importante, pois realizam-se eleições gerais previstas para Agosto próximo.

    A Universidade Paris Sorbonne é um importante centro de formação de opinião tendo uma das massas críticas mais influentes da Europa. Classificada como uma das melhores Universidades do mundo, a Universidade foi fundada aproximadamente no ano de 1170, a partir da escola da catedral de Notre-Dame. No início do século XII, Abelardo, um dos grandes intelectuais da Idade Média, veio ensinar em Paris e sua fama e atraiu milhares de estudantes para a escola catedralícia, vindos de todos os países do mundo cristão. No decurso dos séculos XVI e XVII a universidade de Paris tornou-se um conglomerado de colégios, à semelhança das universidades inglesas. Os colégios foram inicialmente pensionatos de estudantes, aos quais se acrescentaram depois salas de aula, onde os mestres vinham ensinar.

    Os principais prédios da universidade, apesar de não serem contíguos, têm por centro o edifício da Sorbonne. Esta, originária de uma escola fundada pelo teólogo Robert de Sorbón, ao redor de 1257, foi o mais famoso colégio de Paris. Sua proximidade da faculdade de estudos teológicos e o uso do seu auditório para grandes debates fez o nome Sorbonne tornar-se a designação popular para a faculdade de teologia de Paris. Sua localização actual, no Boulevard Saint-Michel, data de 1627 quando Richelieu a reconstruiu a suas custas.

    Desde o século XVI, por ser a faculdade mais importante, a Sorbonne acabou por ser considerada como o núcleo principal da Universidade. Sorbonne e Universidade de Paris passaram a ser sinónimos. A 6 de Maio de 1968, estudantes e docentes da referida Universidade protagonizaram o que ficou conhecido como um dos maiores movimentos estudantis do mundo, facto que levou a profundas remodelações no sistema de ensino francês.

    A Universidade Sorbonne teve vários alunos ilustres, tais como Jean-Paul Sartre, filósofo e escritor, Pierre de Coubertin, Elie Wiesel, prémio Nobel da paz, escritor e professor de literatura, Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, Ignácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, Fernando Henrique Cardoso, trigésimo quarto presidente do Brasil, Ferdinand Buisson, prêmio Nobel da Paz, Pierre Curie, físico, Simone de Beauvoir, escritora, Sérgio Vieira de Mello, diplomata entre muitas outras personalidades influentes da história mundial.

    Osvaldo
    Osvaldo
    Editor da Platina Line
    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto