O PCA da ZEE Luanda-Bengo, Manuel Francisco Pedro, firmou nesta semana, acordos de cooperação bilateral com os gigantes da economia de Barcelona, especificamente: o Porto de Barcelona; a Zona Franca DFactory; e a Empresa Logística de Catalunha, CIMALSA; durante o período de trabalho que efectuou desde 15 de Maio, com desfecho hoje, pela Região Autónoma de Catalunha, Barcelona.
Manuel Pedro assinou um memorando de entendimento com a CIMALSA, empresa detida pelo Governo Autónomo da Catalunha, Espanha, que vai colaborar no processo de transição da ZEE Luanda-Bengo para Zona Franca.
Na ocasião, o Presidente da CIMALSA, Isaac Albert, afirmou que a parceria vai contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da ZEE.
“Acreditamos que esta é uma parceria interessante para a descoberta de outros territórios, outras formas de trabalhar e novos projectos onde poderão participar também outras empresas daqui da Catalunha, e acreditamos que a ZEE poderá enriquecer, pois a nossa capacidade e a nossa experiência de trabalho é nesta linha. E eu creio que este memorando que não é o fim de nada, mas o início de uma interessante colaboração entre dois territórios, entre os dois países”, disse o Responsável.
Para o PCA da ZEE, o conhecimento e a experiência desta empresa catalã, poderão ser de crucial importância no estabelecimento dos procedimentos técnicos, administrativos e legais, e na transição da ZEE em Zona Franca, que constitui, aliás, uma das prioridade do Conselho de Administração.