Dizem que começou e ainda está mais envergado ao hip hop underground, acha que é um dos protectores deste gênero em angola?
O underground deu me bases pra não ser um rapper fútil, aprendi muito lá e hoje sei que tipo de mensagem devo trazer embora às vezes faça algumas musicas numa vertente mais comercial, mais abrangente ou com algum formato para a mídia, continuo a ser um artista relevante com algo a dizer e com consistência na mensagem. Não me acho um protetor do underground até porque não é de ninguém, é como o hip hop mas reconheço que tem impulsionado muito o hip hop nos últimos tempos.
Como está o hip hop em angola, vivo ou morto?
hip hop é cultura e cultura não morre esteve um bocadinho adormecido mas está vivo, a prova disso o trabalho que muitos rappers têm feito, os 3 prémios que ganhamos este ano e ainda vamos ganhar mais, posso dizer que 2013 é o ano do hip hop.
Vamos falar um pouco dos artistas nacionais para si qual é top 5 dos rappers Angolanos?
Extremo Signo, phay Grand, Reptile, Afroman, Ready neutro , a ordem n importa.
Se pudesse descrever-se em três palavras, quais seriam?
Persistente, humilde, batalhador.
O que podemos esperar da sua Mixtape Estado de Alerta ?
como todos os meus trabalhos, podemos esperar muita qualidade artística evolução do próprio estilo e não me limitei apenas no skillz é, Uma Mixtape com mais maturidade apesar de usar temas que exigem ou que fui mais explícito, contem mensagens para às ruas, para mulheres e acho que foi melhor trabalhada em relação ao estado de alerta 1 porque tive todo tempo do mundo para escrever, arranjar, gravar para misturar e masterizar.
Quais foram os convidados ?
Reptile, Ready Neutro, Extremo Signo, JaySkobar, Ananias, Pick Mc, Kid Mau, Most Wanted, BlacK sAM e muito mais
Que tipo de instrumentais usou nessa mixtape?
Estrangeiros:- Cam´ron “Cha ching cha Ching”. Rick ross “tears of joy”, Jay-z And Kanye “Otis & No Church in Wild”, Wiz Khalifa “Taylor Gang”, Drake “Marvins Room”, Fat Joe “Another Round”, Bun B “Put iT down”, Rihanna “Cake”, 2 chainz “No Lie”.
Nacionais:-Abdiel e Vui VUI “Tu és minha”‘,Dji Tafinha “Rascunho” e Zona 5 “Top dessa city”.
Ao cantar em beats nacionais acho que estou a valorizar o que é nosso. Dos os artistas que usei os instrumentais, gosto das musicas originais por isso fiz a minha versão com todo respeito.
Considera-se um rapper das Ruas?
o Rap Nasceu na rua e até hoje continua na rua, o rap é manifestação cultural e toda manifestação cultural só sobrevive quando saímos a rua, por isso considero-me um rapper de rua,embora, tenho que recorrer a midia pra promoção do meu trabalho mas o formato da minha música não muda continua a ser aquela mensagem para às ruas. O que acontece no dia a dia escrevo nas letras…