- Publicidade -

More

    Escolas em Angola: Locais de transmissão de conhecimento ou academia de pugilismo?

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Augusto Hossi (Radialista)

    Nos últimos tempos temos assistido tristes episódios de alunos envolvidos em brigas ferrenhas nalgumas instituições de ensino em Angola.

    A escola é, por excelência, uma instituição que preza pela formação do homem, capaz de cooperar para uma harmonia social, ao que parece, transformou-se numa autêntica academia de pugilismo, cujos protagonistas são maioritariamente adolescentes que, por razões supérfluas, criam brigas.

    Estes comportamentos desviantes denotam claramente a disfunção das instituições sociais, encarregues na promoção de valores socialmente úteis. 

    Com excepção aos casos de brigas que ocorreram na província de Benguela, o mais recente incidente aconteceu em Luanda, onde num vídeo a circular nas redes sociais alguns alunos brigavam por disputa de meninas, no Instituto Médio de Economia de Luanda/IMEL, um acto literalmente reprovável.

    Noutrora, as competições nas escolas eram marcadas pela passagem no quadro de honra ou de quem tirasse a nota máxima, entre outras. Todavia, infelizmente há uma tendência veemente de inversão do mérito académico, por conta da carência de responsabilidade e dedicação aos estudos da parte de alguns estudantes.

    E, por ser um fenômeno social em voga, aqui são chamadas as distintas sensibilidades sociais, dentre elas, familias, escolas, igrejas, estado governamental e diferentes individualidades, a unirem sinergias, a fim de intensificarem, igualmente, promoverem os valores morais e éticos a bem da sociedade que se deseja.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Micklate, a grande vencedora do 40º Elite Model Look World Final

    Depois de 5 dias de avaliação intensa para a 40ª edição do mais prestigiado concurso internacional de modelos, em Praga, MICKLATE MACOBOLA triunfou, destacou-se...

    NOSSA Seguros é a primeira seguradora a receber o selo Feito em Angola

    A NOSSA Seguros tem a honra de ser a primeira seguradora a receber o selo "Feito em Angola", uma certificação que reconhece o compromisso...

    BAI apresenta soluções de financiamento às Pequenas e Médias Empresas

    O BAI – Banco Angolano de Investimentos S.A., em parceria com a Associação Industrial de Angola (AIA), realiza em todo o país, durante o...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto