- Publicidade -

More

    Escolas em Angola: Locais de transmissão de conhecimento ou academia de pugilismo?

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Augusto Hossi (Radialista)

    Nos últimos tempos temos assistido tristes episódios de alunos envolvidos em brigas ferrenhas nalgumas instituições de ensino em Angola.

    A escola é, por excelência, uma instituição que preza pela formação do homem, capaz de cooperar para uma harmonia social, ao que parece, transformou-se numa autêntica academia de pugilismo, cujos protagonistas são maioritariamente adolescentes que, por razões supérfluas, criam brigas.

    Estes comportamentos desviantes denotam claramente a disfunção das instituições sociais, encarregues na promoção de valores socialmente úteis. 

    Com excepção aos casos de brigas que ocorreram na província de Benguela, o mais recente incidente aconteceu em Luanda, onde num vídeo a circular nas redes sociais alguns alunos brigavam por disputa de meninas, no Instituto Médio de Economia de Luanda/IMEL, um acto literalmente reprovável.

    Noutrora, as competições nas escolas eram marcadas pela passagem no quadro de honra ou de quem tirasse a nota máxima, entre outras. Todavia, infelizmente há uma tendência veemente de inversão do mérito académico, por conta da carência de responsabilidade e dedicação aos estudos da parte de alguns estudantes.

    E, por ser um fenômeno social em voga, aqui são chamadas as distintas sensibilidades sociais, dentre elas, familias, escolas, igrejas, estado governamental e diferentes individualidades, a unirem sinergias, a fim de intensificarem, igualmente, promoverem os valores morais e éticos a bem da sociedade que se deseja.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    Lurdes Miranda e produtor francês unem-se em estúdio para criar hit internacional: “Deus já abençoou”

    Por: Liliana Victor Após uma tour pela América do Sul, onde passou pela terra do samba, Brasil, a influenciadora digital e cantora Lurdes Miranda teve...

    Ésio disponibiliza vídeo oficial da música “Moça do Café”

    Por: Sara Rodrigues O músico Ésio, reconhecido pelas suas letras que refletem a sociedade, apresenta agora o vídeo oficial da sua mais recente música, intitulada...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto