- Publicidade -

More

    Escolhas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. 


    A roupa que vestimos, mesmo que nos tenha sido presenteada, optamos por vesti-la hoje. O nosso trabalho, mesmo se não gostarmos dele, é consequencia de algumas escolhas que fizemos no passado. 

    A religião que temos, também é uma escolha, fomos doutrinados, mas podemos discordar , e seguir outra doutrina, ou nenhuma. O companheiro que temos foi uma escolha, podemos não combinar, mas acabamos por escolher ficar juntos. A todo momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha. 


    Muito tem a ver com o nosso perfil, falando psicologicamente. Quando recebemos a educação dos nossos pais, já vamos nos acostumando a ver a vida com parâmetros indicados por eles. Depois ,é lógico, vem o livre arbítrio. Nossos pais não nos ensinaram a roubar, mas se por uma falha de caráter e eu não me importar em ser apontado como ladrão,vou roubar! 


    Nós podemos escolher os significados que damos a tudo o que fazemos e isto pode representar uma grande diferença. Eu vou à escola porque gosto de estudar ,ou vou à escola porque meus pais me obrigam, ou vou à escola porque quero ser uma pessoa com conhecimentos suficientes para enfrentar o futuro. 


    As pessoas tendem a se lamentar ou arranjar culpados para seus fracassos, em vez de usar o livre arbítrio para tentar mudar. Temos um presente , que é a oportunidade de escolher, ao mesmo tempo pode nos parecer um castigo. E se eu fizer uma escolha errada? Já vimos muitos filmes de ficção em que a heroína ou o herói voltam ao passado para escolher outro caminho e nem sempre se dão bem, acaba concluindo que o caminho anteriormente escolhido era o melhor. 


    Não basta a escolha, pois uma série de influências determinarão o caminho. Como diz a frase, “Aquilo que nós mesmos escolhemos é muito pouco,a vida e as circunstâncias fazem quase tudo.” As pessoas podem optar por fazer certas coisas, porque sabem que é o que os outros esperam delas. 
    As vezes nas indecisões deixamos que outros escolham por nós. Isso vem a ser uma espécie de covardia. Não queremos arriscar-nos, porque se não der certo, a culpa não vai ser nossa. 


    Exercite seu livre arbítrio, escolha! Pelo menos você nunca ficará com a sensação de que não tentou! Se der certo?Tanto melhor!

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Angola Chora a Perda do Ícone do Basquetebol, Ângelo Victoriano

    Hoje, sábado, Luanda acorda envolta em tristeza pela partida do antigo capitão da Selecção Nacional de Basquetebol, Ângelo Victoriano, aos 55 anos, vítima de...

    Kwenda Magic estreia talent show nacional “O Caça-Talentos”

    O canal de televisão da DStv Kwenda Magic estreia no próximo dia 14 de abril, um novo programa na sua grelha, um talent show...

    Unitel junta-se ao Programa de Estágio Profissional do INEFOP

    INEFOP e a UNITEL oficializaram a parceria estratégica por via da assinatura do Memorando de Entendimento para a promoção do desenvolvimento profissional dos jovens...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto