- Publicidade -

More

    Escritor José Carlos de Almeida aponta “pronominalização” como o principal erro entre os comunicadores

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão

    O conhecido escritor e jurista, José Carlos de Almeida falou em entrevista ao PLATINALINE sobre os erros de português mais frequente entre os utentes da Língua portuguesa, particularmente dos comunicadores angolanos.

    Autor do famoso livro “Ensaboado & Enxaguado”, o também professor de Língua Portuguesa destacou a “pronominalização” como os principais erros cometidos pelos profissionais da área da comunicação social e não só.

    “As pessoas têm dificuldade em pronominalizar, fazer a colocação dos pronomes, a relação entre verbos e pronomes… raramente as pessoas dizem: dar-te-ei, amar-te-ei… as pessoas tendem a dizer: eu amarei-te, o que é errado na Língua portuguesa”.

    Não obstante, aos tais erros, Carlos de Almeida apontou também dificuldades em empregar correctamente os determinantes demonstrativos como: este, esse e aquele, quer em relação ao tempo, quer em relação ao espaço.

    O especialista acredita que muitas pessoas não têm noção dos erros e outras não têm a máxima preocupação com a Língua Portuguesa ou o bem falar.

    “Oiço também pessoas dizerem, por exemplo, ‘houveram pessoas’, o que também não se diz porque o verbo Haver, enquanto existir, só se emprega na terceira pessoa do singular, portanto, o correcto é sempre Houve.”

    José Carlos de Almeida disse não compreender o porquê de os utentes da Língua Portuguesa, em particular os da Comunicação Social, cometem tais erros, apontando a falta de leitura regular como possível causa.

    “A leitura é importantíssima porque permite que a pessoa tenha contacto com outras palavras e consequentemente ter um vocabulário mais rico e uma comunicação mais fluída.” Concluiu.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto