Por: Stella Cortêz
Fotos: Adilson Eduardo
Ciente dos desafios enfrentados pelas diferentes unidades sanitárias de saúde, que há meses vêm tentando encontrar formas de travar a pandemia do Coronavírus, a médica angolana Nádia Camate levou, ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, a Iª Conferência realizada pelo NC- Consultorius, com o tema “Gestão da Pandemia em África”, um evento que reuniu um grupo de prelectores, entre os quais, a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.
No certame, com a duração de aproximadamente três horas, além da titular da pasta do ministério da saúde estiveram presentes Carlos Alberto Masseca, Director-Geral do Hospital Sanatório de Luanda, e Benja Satula, Director do Centro de Investigação da FDUCAN, que também partilharam, não só os conceitos e conhecimentos fundamentais, como os últimos desenvolvimentos da gestão da saúde em tempo de Pandemia da Covid-19.
A propósito da importância da referida actividade, numa altura em que o país continua a sensibilizar as pessoas para a realização de actos do género, Silvia Lutucuta fez saber que o Ministério da Saúde olha para a organização da Conferência sobre Gestão da Pandemia em África como um acto de cidadania e patriótico.
“Porque informado sobre o que está a conhecer e o que existe sobre a doença. O que está a ser feito e que medidas pode continuar a tomar para se evitar o impacto negativo desta doença no nosso seio, são sempre factores muito importantes. Nós felicitamos a Dra.Nádia, a sua instituição e as demais palestrantes por terem trazido informações gerais e muito básica para sabermos por um lado de onde viemos e o que estamos a fazer, e por outro lado, para onde vamos”, disse a Ministra.