- Publicidade -

More

    Estados Unidos farão homenagem a Martin Luther King

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Washington – Milhares de americanos, com o presidente Barack Obama à frente, são esperados no domingo, em Washington, para homenagear o defensor dos direitos dos negros e Prêmio Nobel da Paz, Martin Luther King, que terá um monumento inaugurado em sua memória.

    A cerimônia deveria ter ocorrido no dia 28 de agosto, no 48º aniversário de seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”, mas foi adiada devido ao furacão Irene, que atingiu a costa leste dos Estados Unidos.

    Cerca de 50 mil pessoas são esperadas neste domingo, em vez das 300 mil aguardadas em agosto.

    Já aberto ao público, o memorial Martin Luther King está localizado perto do National Mall, a imensa e prestigiada esplanada ao sul da Casa Branca, e vizinho aos memoriais erguidos em homenagem a Lincoln, Jefferson e Roosevelt.

    Este é o primeiro monumento que honra uma pessoa negra e o único desta importância a ser dedicado a uma personalidade que não tenha sido um presidente dos Estados Unidos.

    Harry Johnson, presidente da fundação que impulsionou o projeto, que teve início há 15 anos, afirmou em um comunicado que “o acontecimento será maiúsculo para aqueles que estarão presentes e para os espectadores no país e no mundo que verão este momento tão esperado na história de nossa nação”.

    Obama, o primeiro presidente afro-americano eleito para ocupar a Casa Branca, pronunciará um discurso aos presentes, que, além da família King, incluirá diversas personalidades da política e da cultura, como a cantora Aretha Franklin e o estilista Tommy Hilfiger. Música, leitura de poemas e discursos marcarão a homenagem.

    Martin Luther King, figura emblemática da luta pelos direitos civis e contra a segregação racial nos Estados Unidos, militante pacifista, foi assassinado no dia 4 de abril de 1968 aos 39 anos.

    O memorial, dedicado ao pastor e a sua mensagem de “democracia, justiça, esperança e amor”, é um espaço aberto de 1,5 hectares a alguns metros do Lincoln Memorial, onde King pronunciou seu discurso mais famoso no dia 28 de agosto de 1963.

    O espaço tem o formato de um arco margeando um lago, alimentado pelas águas do rio Potomac. Adornado com vários chafarizes, é dotado de um muro de 140 metros de comprimento, no qual estão gravadas 14 frases de discursos pronunciados por Martin Luther King entre 1955 e 1968.

    Um portal em forma de penhasco permite ingressar no espaço arborizado, em meio ao qual se levanta a “Pedra da esperança”.

    Desta pedra de granito branco emerge uma estátua de 9 metros de altura que representa o pastor, com seus braços cruzados e olhando o horizonte, concebido pelo escultor chinês Lei Yixin.

    A primeira apresentação do monumento suscitou algumas pequenas polêmicas sobre a escolha de um artista chinês, e não americano, e por algumas das frases escolhidas para ser inscritas no muro.

    O memorial, que custou 120 milhões de dólares, ainda não foi totalmente financiado. Apenas 115 milhões foram coletados até o momento. A inauguração foi adiada em diversas ocasiões por razões econômicas ou de segurança.

    O pastor de Atlanta nasceu no dia 15 de janeiro (de 1929), uma data lembrada a cada ano nos Estados Unidos desde 1986 com um feriado.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto