- Publicidade -

More

    “Executivo vai reservar 55% das bolsas de estudo para as mulheres”, garante Vice-Presidente da República

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Executivo angolano vai reservar 55 % das bolsas de estudo a nível nacional para mulheres, e direccionar 55 por cento do financiamento à mulher para o desenvolvimento da investigação científica, revelou quarta-feira [29.03.2023] a Vice-Presidente da República durante uma entrevista concedida à Televisão Pública de Angola, realizada por ocasião do “Março Mulher”.

    Esperança da Costa, que destacou durante a entrevista conduzida pela jornalista Hariana Verás, as políticas do Executivo voltadas ao empoderamento da mulher, afirmou entretanto que a mulher tem que preencher os requisitos necessários para aceder a tais benefícios, tendo sublinhado que “não é apenas uma questão de número”.

    Ao longo de uma entrevista de perto de uma hora, em que, entre outras questões, prestou esclarecimentos sobre as suas atribuições enquanto Vice-Presidente da República, Esperança da Costa afirmou que o país está apostado na educação das mulheres, no desenvolvimento equilibrado, na igualdade do género e no empoderamento da mulher.

    A tendência, referiu, é investir cada vez mais na formação da mulher, para que esta atinja cada vez mais posições de destaque no Aparelho do Estado – como de resto já tem acontecido – “não apenas por ser mulher, mas por ter as capacidades requeridas e habilidades para desenvolver as responsabilidades que lhe forem acometidas”.

    A Vice-Presidente da República acrescentou que o Executivo está a potenciar o fortalecimento da mulher rural, através da concessão de crédito a esta franja da população, bem como das mulheres mais desfavorecidas, com a implementação de programas como o Kwenda.

    Ao longo da entrevista, Esperança da Costa explicou que, além de coordenar alguns conselhos e comissões especializadas de consulta do Titular do Poder Executivo, designadamente Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, Comissão Nacional de Luta Contra o VIH/Sida e Grandes Endemias, Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito e Conselho Nacional das Águas, tem ainda sob seu acompanhamento os departamentos ministeriais da Educação, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Ambiente.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto