- Publicidade -

More

    Exibição da longa-metragem "Mandela – A luta pela liberdade" marca Dia de África

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O projecto cultural Afidika Nzo Yeto: Bukisi Beto vai prestar homenagem a África no dia 25 de Maio com a exibição, no Instituto Superior de Angola (ISA), em Cacuaco, Luanda, da longa-metragem “Mandela – A luta pela liberdade”, do cineasta dinamarquês Billy August.

    mandela_face_2280516b

    Afidika Nzo Yeto: Bukisi Beto em português significa “África nossa casa, nosso Lar”.

    Segundo Flora Telo, porta-voz da organização, a longa-metragem narra à batalha do líder africano Nelson Mandela, utilizando como ponto de vista o olhar de um guarda no sistema penitenciário.

    A mostra vai servir também para encerar a primeira fase do ciclo de cinema, que reiniciará no último sábado de Junho próximo com temática de cultura, musica, antropologia e história africana.

    “Todos os nossos filmes têm uma carga teórica e académica muito boa. Teremos sempre um especialista para comentar os filmes, nesta sessão vamos ter o especialista em Estudos Africano Abreu Paxe que vai dissertar o tema África composições e recomposições”, explicou.

    Flora Telo disse que o objectivo é contribuir para a promoção da cultura angolana e africana, buscando a criação de um grupo permanente que discuta temas ligados às identidades “afro-angolanas das diversas Áfricas que coabitam dentro e fora do continente”.

    Pretende-se ainda, de acordo com Flora Telo, contrapor a forma pejorativa com que a media e algumas pessoas procedem contra o continente berço e os negros.

    Quanto ao Dia de África, data instituída na cidade de Addis Abeba (Etiópia) em 1963 pela OUA, sublinhou ser necessário que se transmita os valores morais e culturais africanos, aclare de geração em geração o quanto custou as independências africanas bem como dar a conhecer a realidade.

    “A informa, sobretudo em Angola, relativamente a África é muito escassa. Por outro, a questão cultural não se pode pensar em reforçar simplesmente ou falar de cultura africana na perspectiva crítica como fazem pelo mundo”, referiu.

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Primeira loja da marca oficial Cavalinho inaugurada em Luanda

    A marca “Cavalinho” inaugurou, nesta Quinta-feira (11), em Luanda, no Distrito Urbano do Benfica, a sua primeira loja de acessórios de moda e artigos...

    Presidente João Lourenço e Ana Dias irradiam simpatia na 10ª edição dos Prémios SIRIUS

    O Presidente João Lourenço e a Primeira Dama, Ana Dias, foram os destaques da noite durante a gala da 10ª edição dos Prémios SIRIUS....

    Reverendo angolano Paulo de Carvalho recebe certificado de Mérito pela Universidade de Oxford

    Por: Sara Rodrigues Mais um angolano a elevar o nome de Angola e a ganhar destaque lá fora. Trata-se de Paulo de Carvalho da Conceição,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto