- Publicidade -

More

    Exibição da longa-metragem "Mandela – A luta pela liberdade" marca Dia de África

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O projecto cultural Afidika Nzo Yeto: Bukisi Beto vai prestar homenagem a África no dia 25 de Maio com a exibição, no Instituto Superior de Angola (ISA), em Cacuaco, Luanda, da longa-metragem “Mandela – A luta pela liberdade”, do cineasta dinamarquês Billy August.

    mandela_face_2280516b

    Afidika Nzo Yeto: Bukisi Beto em português significa “África nossa casa, nosso Lar”.

    Segundo Flora Telo, porta-voz da organização, a longa-metragem narra à batalha do líder africano Nelson Mandela, utilizando como ponto de vista o olhar de um guarda no sistema penitenciário.

    A mostra vai servir também para encerar a primeira fase do ciclo de cinema, que reiniciará no último sábado de Junho próximo com temática de cultura, musica, antropologia e história africana.

    “Todos os nossos filmes têm uma carga teórica e académica muito boa. Teremos sempre um especialista para comentar os filmes, nesta sessão vamos ter o especialista em Estudos Africano Abreu Paxe que vai dissertar o tema África composições e recomposições”, explicou.

    Flora Telo disse que o objectivo é contribuir para a promoção da cultura angolana e africana, buscando a criação de um grupo permanente que discuta temas ligados às identidades “afro-angolanas das diversas Áfricas que coabitam dentro e fora do continente”.

    Pretende-se ainda, de acordo com Flora Telo, contrapor a forma pejorativa com que a media e algumas pessoas procedem contra o continente berço e os negros.

    Quanto ao Dia de África, data instituída na cidade de Addis Abeba (Etiópia) em 1963 pela OUA, sublinhou ser necessário que se transmita os valores morais e culturais africanos, aclare de geração em geração o quanto custou as independências africanas bem como dar a conhecer a realidade.

    “A informa, sobretudo em Angola, relativamente a África é muito escassa. Por outro, a questão cultural não se pode pensar em reforçar simplesmente ou falar de cultura africana na perspectiva crítica como fazem pelo mundo”, referiu.

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Se a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo, porque razão são o coelho e o ovo os símbolos desta tradição?

    Quando a Páscoa chega, as montras enchem-se de coelhinhos e ovos de chocolate, mas a pergunta impõe-se: o que têm estes símbolos a ver...

    Alexandre Dala destaca impacto do digital na comunicação e defende mais preparação técnica

    O apresentador Alexandre Dala foi o convidado da rubrica “Café da Manhã”, do programa Dia Alegre, transmitido esta quarta-feira (16) pela Rádio Platina FM,...

    John Trouble junta-se a Button Rose e Deezy no seu novo projecto “Vender Sonho”

    O universo musical angolano volta a ganhar brilho com o lançamento do novo projecto de John Trouble, que chega carregado de estilo e cumplicidade....

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto