- Publicidade -
">
InícioMúsicaAnaliseExpo Dubai 2020 vai reunir Calabeto, Daniel Nascimento, Ary...

Expo Dubai 2020 vai reunir Calabeto, Daniel Nascimento, Ary e muitos outros no “Lusofonia Festival

- Publicidade -
">

Expo Dubai 2020 vai reunir Calabeto, Daniel Nascimento, Ary e muitos outros no “Lusofonia Festival

Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, fazem parte do leque de países lusófonos que estarão presentes no palco da EXPO 2020 Dubai, que arranca a 01 de Outubro no Emirados Árabes Unidos.

Em entrevista Exclusiva a FORBES, Albina Assis Africano, comissária-geral de Angola para a Expo 2020 Dubai, avançou que, pela primeira vez, os países lusófonos estarão reunidos para um Festival de Língua Portuguesa denominado “Lusofonia Festival”, que decorrerá de 14 a 16 de Outubro.

“O festival da Língua Portuguesa é mais um contributo para a divulgação deste idioma, aparentemente desconhecido, mas falado em quatro continentes (Europa, África, America e Ásia), constituindo-se como verdadeira ponte de união entre estes povos”, considera a comissária da Expo 2020.

Por outro lado, Albina Assis refere que a participação de Angola no “Lusofonia Festival” vem reforçar o princípio da irmandade e fraternidade entre os países de Língua Portuguesa, homenageando igualmente os 25 anos da “organização intercontinental”, a CPLP, no ano em que Angola assumiu a sua presidência.

Embora Angola e Portugal estejam na liderança da organização, Albina Assis destaca que todos os países de língua portuguesa terão uma participação activa, onde os mesmos vão mostrar ao mundo e durante os três dias de Festival muitas das suas tradições e cultura, economia e potencialidades, contribuindo para a angariação de investimentos em diversas áreas.
“Vamos ter a oportunidade de levar para este evento a música dos nossos países lusofonos, a pintura, o samba, o semba, a gastronomia, a cultura e um leque de artistas que nos vão representar, entre eles Gelson Castro, Andreia Gâmboa, Guilherme Mampuya, Calabeto, Daniel Nascimento, Ary, e muitos outros”, adianta.

Questionada sobre o investimento que esta a ser feito para esta participação de Angola, Albina Assisis disse frisou que “os momentos são difíceis, não queremos gastar muito dinheiro, por este facto estamos a apostar em tudo que é local”.

Com o tema geral “Connectiing Minds, Creating the Future“. “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, na tradução para o portugês, a Expo 2020 Dubai tem como objectivo lançar pontes para um diálogo entre nações.

Criatividade, inovação e cooperação na Expo 2020 Dubai
A Expo 2020 Dubai foi apresentada recentemente em Luanda, num evento que reuniu empresários, embaixadores, gestores, membros do governo angolano, da câmara de comércio Angola/Emirados Árabes Unidos, entre outras entidades nacionais e estrangeiras.
O certame, que acontece entre 1 de Outubro deste ano e 31 de Março de 2022, pretende ser uma plataforma para a promoção da criatividade, inovação e cooperação a nível global, facilitando o intercâmbio de ideias e de culturas.

Albina Assis conta que Angola far-se-á presente com o pavilhão no subtema “oportunidade”, no qual irá incorporar o tema “Conectando com a Tradição para Inovar” e o slogan “Da tradiçõa a Inovação”, onde pretende evidenciar a sua abrangência nas cinco importantes áreas deste distrito, nomeadamente educação, emprego, novas industrias, capital financeiro e governança, numa perspectiva de inovação, inclusão e compreensão.

- Publicidade -spot_img
Mais recentes
Artigos relacionados
- Publicidade -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments