Por: Sérgio Flávio
Muitas são as figuras públicas que criam estratégias para diversificação do seu rendimento, e não estarem presos a uma única fonte de finanças. Entretanto, entre eles, existem alguns que possuem marcas cujos nomes coincidem. Costa Vilola, C4 Pedro, Fredy Costa e Jay Oliver possuem semelhanças, não apenas por serem fazedores de arte. Entenda!
C4 Pedro e Costa Vilola são duas das figuras que conseguiram criar seus negócios fora da sua área de trabalho que foram popularmente conhecidos, e ambos com a marca “Arrogante”. O músico afirma-se como arrogante em muitas das suas aparições nas redes sociais e leva a cabo este nome como sua marca. Já o humorista do grupo Os Tuneza criou uma linha de roupas com o mesmo nome, o que fez com que se criasse um debate sobre o real dono da patente.
Costa disse em entrevista, há alguns meses, que o facto de C4 Pedro entrar com o mesmo nome da sua marca, fez com que acelerasse algumas coisas para que todos soubessem que a marca é sua.
“Está protegido por lei. A entrada do C4 fez com que eu precipitasse um pouco as coisas, tive que lançar umas T’shirts para as pessoas saberem de quem é a marca. Para deixar firme no mercado que essa marca tem dono e o dono sou eu”, afirmou Costa Vilola.
Todavia, não se sabe em que ponto este caso está, uma vez que King Ckwa nunca se pronunciou, nem tampouco Costa Vilola voltou a falar sobre o assunto.
Outro caso idêntico é o de Fredy Costa e Jay Oliver. O modelo e actor angolano lançou em Julho de 2023 uma linha de cosméticos masculinos, denominado “Ébano”. Um ano antes, o cantor Jay Oliver já havia disponibilizado um álbum de 16 faixas cujo nome coincide com o da marca de Fredy. O cantor não ficou por aí, inaugurou no dia 24 de Setembro de 2023 a sua produtora musical denominada Ébano, título do seu último álbum.
Diante disso, tanto Fredy Costa, quanto Jay Oliver, nunca prestaram declarações sobre o facto de possuírem negócios com o mesmo nome. E não se sabe ao certo se houve uma batalha por conta da patente, uma vez que não mudaram os nomes e continuam a levantar a bandeira dos seus projectos com toda força.