Fruto do seu ardo trabalho que tem contribuído para a promoção e divulgação da literatura e cultura angolana, Filipe Mukenga é a figura escolhida para ser homenageada no dia 25 de Maio, no auditório Wyza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura.
A homenagem, que acontece dentro da iniciativa “Noites de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, vai servir, ainda, para fazer uma re-trospectiva de todo o trabalho feito pelo artista, ao longo dos anos, em especial no domínio da literatura e da música.
O acto é antecedido de uma feira de artesanato, que é inaugurada também amanhã, às 14h00, no mesmo espaço. O projecto “Noites de Poesia”, esclarece a fundação, foi criado para unir escritores da antiga e nova geração, dando a estes últimos um palco para mostrarem os dotes e receberem, igualmente, críticas.
Durante a actividade, um grupo de poetas, da nova geração, com realce para Olívia Gomes, Universo Mavambo, Deusa Dinis, Francisco Vidal, Poeta Gago, Delmira Dinis, Luzineide Tomás, Walietcha Neto, Domingos Hossi e Lu Matamba, vão declamar textos do homenageado.
Entre as atracções de destaque convidadas para a homenagem há a referir o grupo Jovens da Mulemba.
“Noites de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura para valorizar a literatura angolana e os autores, bem como dar oportunidades à nova geração de escritores de mostrar talento.
Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de música, Filipe Mukenga tem no mercado os álbuns “Novo Som”, “Kianda Kianda”, “Mimbu Iami”, “Nós Somos Nós”, “Meu Lado Gumbe” e “Canções & Destino”.