Por: Stella Cortêz
15 Anos após a estreia, no Cine Atlântico, o filme luso-angolano, do género drama, intitulado “Na Cidade Vazia”, que conta a história de um grupo de crianças refugiadas de guerra que seguem do Bié, rumo a Luanda, realizado e escrito em 2004, por Maria João Ganga, vai ser exibido no dia 10 de Setembro, na Tv Zimbo.
Na sua jornada, pelas ruas movimentadas da cidade capital, N’dala, menino de 12 anos, personagem protagonizada por Roldan Pinto João, conhece o velho pescador António, com quem faz amizade e o ajuda. Igualmente cruza com pessoas mal-intencionadas que tentam prejudicá-lo na tentativa da realização do grande sonho de regressar para a aldeia de onde teve de fugir e onde seus pais foram mortos.
Na veste de personagem principal, Roldan Pinto João fala sobre a experiência de trabalhar numa trama que espelha o conflito conturbado entre a situação política angolana e os efeitos da guerra.
“Cada experiência adquirida constitui um acréscimo de conhecimentos no meu currículo. Todavia, participar no filme ‘Na Cidade Vazia’, foi uma experiência muito boa, algo que, apesar do tempo, depois da gravação, não paro de pensar. Posso descrever que foi um dos momentos mais importantes da minha vida, independentemente de ter participado na série ‘Sede de Viver’ e em algumas peças teatrais, mas gravar um filme foi algo inesquecível”, disse.
De salientar que, ‘Na Cidade Vazia’ é o primeiro filme angolano a participar no ciclo de cinema Europeu, foi galardoado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Cinema. Também já esteve presente no festival de cinema africano, em Milão, Itália, e ganhou o prémio da “Longa-Metragem mais votada pelo público” e, sem esquecer que foi galardoado com o prémio especial do júri, no festival de Paris, em França.