- Publicidade -

More

    Filme 'O Grande Kilapy' abre Festival 'CinemAfrica' de Estocolmo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O filme “O Grande Kilapy”, do realizador angolano Zezé Gamboa, é cabeca de cartaz na abertura, a 13 do corrente mes, da 14 edição do Festival “CinemAfrica” de Estocolmo, capital do Reino da Suécia. Zézé Gamboa será um dos oito convidados de honra ao festival, estando a sua chegada a Estocolmo prevista para o dia 12 do corrente mês. O festival “CinemAfrica” decorrerá até 17 deste mês com a apresentacao de 39 filmes de 17 países africanos, sendo 23 de longa metragem e 16 curtas-metragens.

    O Festival “CinemAfrica” começou em 1996, com o objectivo de mostrar, atraves de histórias e expressoes artísticas, a sociedade sueca, o continente africano, as suas expectativas e uma visão diferente da que normalmente é oferecida. Segundo os seus organizadores, nos cinco dias de Festival serão partilhadas informações sobre as indústrias de cinema e suas tendências de crescimento no continente africano. “O Grande Kilapy” é uma co-produção do Brasil, Portugal e Angola, realizada em 2012, e tem a duração de 1h41. Em Fevereiro último, o filme foi exibido em duas sessões no Festival Internacional de Cinema de Gotemburgo (Suecia), onde o realizador Zeze Gamboa ja marcou presença, em 2006, com o seu filme “O Herói”, produzido em 2004.

    Cenas do filme 'O Grande Kilapy'

    A produção, que será exibida no “CinemAfrica” numa outra sessão no dia 15, conta a história de Joãozinho das Garotas, um valdevinos astuto, que deixou a sua terra natal e os problemas políticos a favor de uma vida de prazer em Lisboa, antes da Independência, em 1975.

    No filme é realçado que, Joãozinho, cujo papel é interpretado pelo actor brasileiro Lázaro Ramos, reparte a vida entre as suas conquistas eróticas e a ajuda aos seus amigos envolvidos na luta de libertação.

    No regresso a Angola, Joãozinho consegue um emprego no sector público, onde encena um “kilapy” (empréstimo financeiro), que serve o duplo propósito: financiar o activismo político dos seus amigos e o seu próprio estilo de vida.

    Entre os filmes inscritos no “CinemAfrica” importa salientar “A Virgem Margarida”, longa metragem do moçambicano Licínio Azevedo e “Noire ici, blanche là-bas”, longa metragem da realizadora do Congo Democratico, Claude Haffner.

    O programa do Festival inclui ainda uma “Retrospectiva da Obra Cinematográfica”, da reputada cineasta do Gana, Akosua Adoma Owusu, considerada uma das mais ousadas e bem sucedidas realizadoras africanas da jovem geração.

     

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto