A falta de uma Instituição que vela pelos direitos autorais dos fotógrafos angolanos tem levado a que muitos clientes violem este direito, defenderam, nesta quinta-feira, 09, os fotógrafos Wilson Photographer e Luther Cunha, quando participavam do “Debate Alegre” da Platina FM(96.8).
Os convidados, que abordavam sobre o mercado da fotografia em Angola, foram unânimes em afirmar que muitos artistas angolanos fazem o uso das suas imagens sem dar crédito ao fotógrafo, situação que tem deixado desconfortável a classe.
Wilson Photographer é de opinião de que se os direitos autorais em Angola funcionassem, os portais e sites deveriam ter muitos problemas, por serem os que mais usam as imagens sem mencionar os autores da fotografia.
“O músico Anselmo Ralph várias vezes já usou as minhas imagens sem dar crédito pelo meu trabalho, o Anselmo não dá crédito aos fotógrafos angolanos, dar crédito ao fotógrafo é direito e não um favor, embora me pagues, mas a fotografia não lhe pertence por não comprares a licença da fotografia”, esclareceu.
Por sua vez, Luther Cunha disse que, quando uma figura pública o contrata para fazer uma foto, não quer dizer que tem o direito das mesmas, tem de comprar os direitos autorais do fotógrafo, mencionando sempre o autor da foto, tendo acrescentado que o trabalho de fotógrafo passou a ser considerado como emprego desde 2020 após a pandemia da Covid-19.
Por: Augusto Hossi