- Publicidade -

More

    Gabriela estreia em Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Gabriela_Juliana_PaesGabriela é a nova novela da TV Globo. Adaptada do romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, a novela é escrita por Walcyr Carrasco e Cláudia Souto e a estreia, em Angola, está marcada para o dia 23 de Julho. Walcyr Carrasco readaptou a obra de Jorge Amado para comemorar o centenário do autor baiano. Na novela original a protagonista do enredo foi Sónia Braga, nesta versão quem dará vida à morena e cheirosa Gabriela é Juliana Paes. O romance “Gabriela – Cravo e Canela” foi adaptado várias vezes para a TV, a primeira delas em 1975, altura em que a TV Globo apresentou a versão com Sônia Braga no papel principal e que teve um grande sucesso no Brasil e em Portugal. A obra é um regresso ao chamado “Ciclo do Cacau” e acontece num universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trafulhas de calibre variado, que desenham o horizonte da sociedade cacaueira daquela década.

    É na década de 20, na então rica e pacata Ilhéus, terra com vida noturna intensa, entre bares e bordéis, que se desenrola o drama de Gabriela, que acaba por se transformar numa explosão de folia e luz, cor, música, sexo e riso.

    O enredo da novela Gabriela passa-se na época das grandes secas do nordeste brasileiro e é neste ponto que se dá início à história de Gabriela da Silva, a protagonista da novela. Para tentar uma vida melhor, longe da seca, Gabriela e o tio partem para Ilhéus na Bahia, a região mais próspera da época, em busca do sonho de conseguir um emprego.

    A caminhada é árdua, tendo que se atravessar o deserto escaldante, mas Gabriela e o tio não estão sozinhos. Pelo difícil caminho acabam por encontrar mais dois homens que fogem da seca: Clemente e Negro Fagundes. Os dois gananciosos convencem Gabriela e o tio a caminharem rumo às terras de plantação de cacau e logo o caminho se torna ainda pior.

    Para piorar a desgraça de Gabriela, o tio morre e ela fica na companhia dos dois jagunços. Clemente mostra-se companheiro e encanta-se por Gabriela, acabando por se envolver com ela. Depois da longa e árdua jornada Gabriela chega à Ilhéus, onde é logo contratada por Nacib para ser cozinheira no seu bar Vesúvio. Clemente e Fagundes tornam-se capatazes do Coronel Melk e daí em diante a história passa-se na cidade de Ilhéus, entre a política coronelista, a grande riqueza proporcionada pelo cacau, as diferenças culturais, pessoais e morais de uma época onde as mulheres não tinham sequer o direito básico de tomarem as próprias decisões. É neste ambiente que a liberdade natural de Gabriela se vai destacar.

    Depois de todas as dificuldades, incluindo fome, morte, desespero, solidão e miséria, Gabriela sente-se no paraíso ao encontrar uma cidade onde as coisas se tornam um pouco mais “acessíveis” e fáceis.

    O foco da história de Gabriela está na própria protagonista, que mostrará toda sua liberdade de mulher em plenos anos 20, época em que as mulheres estavam longe de serem plenamente livres. Gabriela por ser sofrida, primitiva, humilde e ingénua não tem tabus, não poupa palavras, nem esforços. Assim faz amigos e inimigos, cativa os homens e crianças, pelo seu jeito natural de ser livre.

    O elenco da novela Gabriela está cheio de grandes nomes conhecidos do público angolano, Marcelo Serrado, Juliana Paes, José Wilker, Antonio Fagundes, Mateus Solano, Chico Diaz, Maitê Proença, Erik Marmo, são alguns dos nomes que vão dar cara a esta apaixonante história.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Proposta de Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos – Quem destruir património pode ir 15 anos para a cadeia

    O Conselho de Ministros de Angola, reunido sob a orientação do Presidente João Lourenço, examinou três propostas de lei destinadas à Assembleia Nacional. Em...

    Ministro da Cultura de Angola e Maria Borges Buscam Parcerias Internacionais para Música Angolana”

    O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, recebeu em seu gabinete a renomada modelo internacional Maria Borges, que também exerce o cargo...

    JEO MC estreia-se como atleta de MMA e sagra-se campeã nacional

    Por: Helder Lourenço A gladiadora dos Reis de Rompimento Primeira Liga (RRPL), Jeorgina Ludmila, conhecida nas lides artísticas como Jeo MC, estreou-se como atleta de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto