Por: Arieth Silva
Após ter festejado nas suas redes sociais a vitória de Marrocos contra Portugal, nas meias-finais do Mundia do Qatar 2022, o humorista Gilmário Vemba foi alvo de várias críticas feitas por alguns internautas portugueses, que consideram tal acto um gesto de “ingratidão”.
Gilmário Vemba teria publicado uma foto dos jogadores em campo e descreveu o cenário como “um voo para a história” de África, que pela primeira vez uma seleção africana é apurada as meias finais no mundial de futebol.
Por sua vez, tal gesto mereceu críticas tais como: “A ingratidão só demonstra a falta de carácter”; “Gilmário, calado eras um poeta”; “Não cuspas no prato onde comes!”; “Apaga isso e está caladinho a quem te mete o pão na mesa!”, lê-se nos comentários.
Em resposta a crítica de um dos internautas, o humorista angolano rebateu justificando que se trata de jogo tendo acrescentado que é a primeira vez que uma seleção africana chega a este ponto no mundial, e na ocasião questionou se como africano que é não tem o direito de celebrar a conquista.
“Pensa assim caro amigo: primeiro, eu acho que as pessoas consomem o que faço por ser bom e não por caridade, segundo: chama-se jogo, uns perdem e outro ganham; terceiro: é a primeira vez que uma seleção Africana, chega a esse ponto num mundial (que já existe a muiiiito) queres que como Africano que sou não célebre isso ? Dread?”, respondeu.
Importa frisar que Marrocos derrubou Portugal por 1 bola a 0, numa disputa que decorreu neste sábado, 10 de Dezembro, no mundial do Qatar.